Enquanto nos envolvemos no diálogo de ida e volta sobre o incidente de 'chupar a língua' do Dalai Lama com um menino, fico maravilhado com o pouco foco que há na experiência do menino. Não cabe a mim dizer que ele vivenciou isso como um ‘trauma’, mas não me surpreenderia se o fizesse. Afinal, o Dalai Lama é tido em alta consideração, visto por muitos como uma espécie de figura divina, um símbolo de pureza e benevolência em todo o mundo. E então ele se revela a esse garotinho como apenas mais um ser humano imperfeito. E, talvez algo pior.

 

As pessoas estão gastando muito tempo defendendo esse homem, quase como se ele fosse seu amigo, ou seu bom pai projetado, ou aquele que lhes deu fé no patriarcado novamente. Eles estão dizendo que ele sofre de demência e que esse evento é um reflexo de sua doença. Ou que ele simplesmente cometeu um erro, pelo qual podemos perdoá-lo. Talvez possamos, mas acredito que há coisas muito mais importantes a extrair dessa experiência.

 

Primeiro, todos nós fomos sugados pelo patriarcado. Vendemos uma história ridícula após a outra sobre supremacia masculina, homem divino (e Deus semelhante ao homem), mestre ascendido, linhagem iluminada, linhagens sanguíneas superiores (lol), direito elitista, canalizador divino, a segunda vinda, o próprio Mago . E nada disso é verdade. Todos esses são construtos egoístas, motivados por fatores financeiros, egóicos e de busca de poder. Não me importa que livro eles leiam, ou que roupa “especial” eles vestem, ou que sino eles tocam, ou que título eles usam, ou que história hipnótica eles contam – eles são apenas pessoas. E, na minha experiência, os 'superiores' são geralmente muito menos substanciais, inteligentes, sinceros ou evoluídos do que o chamado 'homem comum'. intenções por trás de uma miragem messiânica perfeitamente penteada. E quanto mais cedo desmantelarmos esses sistemas e os substituirmos por algo enraizado na meritocracia, mais cedo libertaremos nossa espécie de suas armadilhas patriarcais.

 

Em segundo lugar, é hora de todos nós focarmos nosso olhar na cura da vítima, e não no perdão do malfeitor. Nossa tendência de iluminar o sofrimento e de atacar a vitimização é fundamental para nosso condicionamento patriarcal e está trancando a humanidade dentro de sua dor. Sem reconhecer os traumas que sofremos, com pouco apoio para a cura de que precisamos, estamos prontos para ser escolhidos por líderes e sistemas inescrupulosos. Não é por acaso que muitos ensinamentos religiosos e espirituais desvalorizam o julgamento, a fofoca e a raiva, e pregam persistentemente o valor do perdão. É um cenário perfeito para a perpetuação do abuso por parte daqueles que comandam o show. Eles não podem ser chamados e, se forem, devem ser perdoados. Não é de admirar que tantos de nós entramos e saímos de estados dissociativos e continuamos a esconder nosso verdadeiro eu sob um alqueire de vergonha neste mundo. É simplesmente muito desconfortável estar aqui, vivendo como estamos sob o domínio do homem delirante.

 

Convido todos nós a passar algum tempo esta semana refletindo sobre o menino que foi convidado a chupar a língua de um guru amado. Vamos usar isso como uma oportunidade para nos conectarmos com nossos corações. Como isso pode ter sido para ele? Onde pode ter caído lá dentro? Como isso pode ter impactado sua experiência de segurança neste mundo? Que modalidades de cura podem ser valiosas para ele agora e mais tarde na vida? E como podemos construir um mundo que o proteja, e a todos nós, da noção falaciosa de que existem seres humanos entre nós que nasceram superiores? Como podemos co-criar uma verdadeira igualdade que começa e termina no coração de nossa humanidade compartilhada?

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 11/04/2023
Reeditado em 11/04/2023
Código do texto: T7761248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.