Planos frustrados? O que fazer?

REFLEXÕES PONTUAIS - UM QUARTO DO ANO DE 2023

Percebeu que um quarto do ano de 2023 já se foi? E o que você fez?

Você costuma fazer projetos, planejamentos?

Você faz uso da demodê caderneta ou caderno de anotações para registrar seus mais profundos anelos, desejos e sonhos para o decorrer do ano?

Você é uma pessoa disciplinada, organizada?

Você é fã de si mesmo?

Você tem o hábito de olhar-se no espelho e dizer: Linda(o), perfumada(o), inteligente, perfeita(a)?

Você costuma pedir feedback sobre a sua conduta e postura aos amigos mais próximos, ao seu Analista, e, até fica curioso e esperto em saber o que o seu, quem sabe, arqui inimigo (oculto ou declarado) anda espreitando ao seu respeito?

IMERSÃO – CABEÇA PIRA!

Prepare-se para embarcar comigo numa imersão daquelas que te fazem balançar e tremer nas bases.

Sim, decidi criar um filosofar acerca de você.

Como vai você?

Como vai a sua vida?

Segue na mesmice? Ou já conseguiu dar uma guinada de 360 graus?

Tem seguido as propostas e projetos por você delineadas? Ou apenas faz o riscado, engana a si mesmo e segue na mesmice por anos a fio?

Fez aquele curso que tanto almejava?

Trocou de emprego?

Desfez aquele noivado sem futuro?

Frequentou aquele Simpósio que impactaria a sua especialização?

Participou daquele Seminário e Congresso que traria excelentes resultados à sua carreira?

Iniciou aquela dieta severa que te daria uma melhor qualidade de vida, isentando-o, quem sabe, de um AVC ou de um infarto do miocárdio?

JUREI E NÃO CUMPRI. PROMETI E NADA FIZ!

A inércia, a inanição, são amigas íntimas da ociosidade, sabia?

Elas tendem a paralisar o homem. Tendem a colocar amarras invisíveis, detendo e limitando o frágil ser humano.

Não; não convém que assim seja, meus amigos!

A vida é feita de escolhas diárias. Das mais bestiais e triviais, às mais sérias e cheias de consequências.

Saber fazer escolhas certas deve ser um costume, uma disciplina.

Tenha rumo!

Tenha um norte!

Use uma bússola!

Mude roteiros, se desejar! Afinal, a vida é sua! Contanto que as mudanças sejam edificantes e tragam melhores resultados que os anteriormente projetados.

Você não tem que dar satisfações das suas escolhas e mudanças de rotas a ninguém!

UMA EXPERIÊNCIA BUREGIANA

Para quem ainda não sabe, declaro ao Brasil, sem um pingo de vergonha, que não curto bem, acordar demasiadamente cedo.

Percebendo que estava perdendo um tempo precioso; decidi, deliberada e disciplinadamente, acordar às 6h da matina.

De início, ficava aborrecida comigo mesma, pois, como senhora do meu relógio, do meu negócio e dos meus prazos, despertar às 08h poderia trazer-me mais tranquilidade. No entanto, testando os meus próprios limites e querendo conhecer-me melhor, decidi fazer este teste comigo mesma.

Ora, o resultado foi fenomenal. Resto mais disposta, com mais tempo para meus estudos e devocionais diários, meus negócios, meu trabalho, e o retorno está sendo incrível em vários aspectos.

E, creia, ou não, até este novo horário de despertar foi planejado em meus desejos para 2023.

DISCIPLINA x DESLEIXO

Disciplina requer resistência, obstinação e visão de águia.

Pense comigo: Será que ficar estagnado, parado, vendo a banda passar, trarão os frutos necessários, almejados por você?

Será que haverá um “gênio” disposto a satisfazer os seus mais íntimos desejos?

Camarada, a vida é valendo, e ninguém, ou quase ninguém, está disposto a carregar a tua cruz ou ser o teu cirineu, o teu ajudador.

O mundo mudou e as pessoas também.

Acorde para a realidade. Faça o seu caminho, a sua rota, o seu ‘destino’.

DESTINO x DESATINO

Não aprecio, resignadamente, pessoas que creem veementemente no senhor Destino. Não acredito nele e tenho experiências próprias que o meu Destino quem traçou, traça e dita as regras sou eu.

Se chorei, errei, dei com a cara no chão, ou se sorri, o importante é que meu Destino fui eu que fiz!

Gosto de um pensamento, que diz: Como culpar o vento pela desordem feita, se fui em mesmo que deixei a janela aberta?

MATURIDADE x INFANTILIDADE

E não é que, mesmo na maturidade, por vezes, percebo atos infantis, descabidos, não mais permitidos para a idade de determinadas criaturas que cruzam o meu caminho?

Pois é...

No entanto, quando sou eu mesma que caio na armadilha acima, o sensor acende o alerta vermelho, a sirene toca fortemente na minha cuca, dizendo: - Estágio superado, senhora! Esqueceu a sua idade? Na vida, a regra mágica é marchar, avançar, evoluir, crescer e jamais retroceder.

GUARDAR e AGUARDAR

Dos perrengues, guarde e compute o aprendizado.

Das dores, use analgésicos terrenos e divinos eficazes.

Das feridas, faça uso de cicatrizantes potentes, mas olhe as cicatrizes, vez ou outra, para evitar recidivas.

Das lágrimas, rasgue um sorriso, lembrando que todas elas foram pedagógicas, e que você cresceu.

Das incompreensões e decepções, extraia o néctar, dê uma esquecida, perdoe e prossiga, dizendo em alto e bom tom, chamando o nome do(a) algoz:

- Fulano(a), você está perdoado(a)!

- Acredito que sua mente não alcançou a magnitude da dor que me proporcionou!

- No entanto, diferentemente de você, sem vaidades, mas com extrema sinceridade, estou noutra esfera dimensional, minha cabeça é mais elevada que a sua; portanto: eu decidi te perdoar!

- Segue tua vida!

- Vá em paz!

Rapaz, vc vai perceber que perdoar é algo libertador, revolucionário! Liberta a dor!

E O QUE NÃO PODE, FILÓSOFA BURÉGIO?

Ah, após computar e relembrar erros, acertos, furos de agenda, projetos engavetados, vidinha estagnada, planos frustrados, falta de norte, de rédeas e de disciplina, você entenderá que, sob hipótese alguma, poderá viver sem regras, sem focos, sem anelos, pois se assim insistir em viver, lamento informar, mas você, parodiou a melodia do Iglesias, e ESQUECEU DE VIVER! Passou pela vida na mesmice, no marasmo, na inércia. Uma pena!

Mude, companheiro!!!

Ainda há tempo!

Ainda há esperança!

Sendo que: TUDO DEPENDE DE VOCÊ!

Ninguém vai dormir os teus sonhos, viu?

By Fátima Burégio (sem estresses, vivendo os sonhos, e cumprindo, dia a dia, a dinâmica agenda dela)

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 01/04/2023
Código do texto: T7754155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.