"A ESQUECIDA RECEITA DO MARQUÊS DE ITANHAEM"

”A ESQUECIDA RECEITA

DO MARQUÊS DE ITANHAEM”

Permita-me apresentá-lo. Seu nome. Manoel Inácio de Andrade Souto Maior Pinto Coelho. Através do seu receituário histórico pude reconhecer as mazelas que hoje perambulam por todos os cantos de nossa constituída sociedade. Vou reproduzi-la mais abaixo para que todos conheçam as insignes instruções que foram dadas a um augusto discípulo que ficou órfão no século XIX. Imagino que ainda não saibas de quem falo, visto que abandonaste os bancos da escola há muito tempo e não tens interesse em puxar pela memória. Deixe fazer mossa a sua caixa de pensamentos e passemos aos dias atuais de Lula – “o nano presidente” de nossa república, turista de tempo integral que de nada sabe, desconhece tudo o que se passa ao seu redor, caolho diante de tamanha patranha que nos faz duvidar das dúvidas e suspeitar nossos questionamentos. Tal perspectiva é real ou estamos vivendo um insight ficcional onde parlamentares das duas casas encenam um teatro no melhor estilo vaudevile. Ontem após a sessão secreta do Senado foi dado conhecimento que o presidente deste sodalício saiu incólume das acusações pela falta de decoro. Tudo bem concordo que a unanimidade é burra, mas a tal ponto é demais! Sinto-me envergonhado pela desfaçatez com que o acusado manipulou e arbitrariamente agiu para ser proclamado INOCENTE. E, do outro lado da Europa num rega-bofe dinamarquês, o nanico de Garanhuns ao saber do desfecho declarou que o Senado resolveu o “probrema” que era dele e ele respeitava a independência dos poderes constitucionais. Diante do que todos os brasileiros estão vivenciando neste ano de 2007, do século XXI transcrevo a sábia receita que deveria ser prescrita e imposta compulsoriamente.

“Finalmente, não deixarão os mestres...de lhe repetir todos os dias que um... toda a vez que não cuida seriamente dos deveres do..., vem sempre a ser vitima dos erros, caprichos e iniqüidades dos seus ministros, cujos erros, caprichos e iniqüidades são sempre a origem das revoluções e guerras civis; e então paga o justo pelos pecadores, e o ... é que padece, enquanto que seus ministros sempre ficam rindo-se e cheios de dinheiro e de toda sorte de comodidades. Por isso cumpre absolutamente ao... ler com atenção todos os jornais e periódicos da ... e, além disto, receber com atenção todas as queixas e representações que qualquer pessoa lhe fizer contra ministros de Estado, pois só tendo conhecimento da vida pública e privada de cada um dos seus ministros e agentes é que cuidará da Nação.”

Neste exato momento em que tomaste conhecimento da sábia e instrutiva receita, DIGA-ME QUE É O DISCIPLINADO ALUNO.

paulo costa

setembro/2007

paulo costa
Enviado por paulo costa em 11/12/2007
Código do texto: T773630
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.