SUBJETIVIDADE DA BELEZA

Como o Poeta Vinícius de Moraes falou : "Que me desculpem as feias, mas a beleza é fundamental". Depende de para quê? Nem sempre quando um homem fala que uma moça é bonita é com segundas intenções , mas do jeito que ele falou dá-se a entender que foi .Esta é,decididamente, uma afirmação muito controversa e subjetiva do “Poetinha” assim como é a própria essência da beleza e a própria essência da vida . Sempre nos perguntamos : por que há a vida se a morte é o objetivo? É uma contradição e, portanto com o ponto de vista subjetivo . Há quem explique esse dilema de vários ângulos ,porém não deixa de ser contraditório . Do nosso ponto de vista : tudo o que é contraditório é subjetivo .

A beleza é tão subjetiva que quando alguém acha uma pessoa bonita outra pessoa a acha feia. Questão de gosto ninguém discute , como diz o adágio .

Assim,complementando o que o "Poetinha" disse,se for para ser apresentador de televisão,”Top Model”,ator ou atriz,“ miss” ou “mister” universo ou para ser um penduricalho de um ricaço ou ricaça qualquer ,a beleza é fundamental. Para outros tipos de serviços ,basta ter competência .

Explorar a beleza física não é crime nem imoral,mas,exala má impressão se as pessoas em questão tiverem características físicas opostas, mesmo que haja afetividade nesse relacionamento ,principalmente, se uma delas for feia fisicamente e cheia da grana .Para o público,o bonito torna-se vulgar e com o coeficiente de inteligência reduzido.Neste caso,o perigo está no que o escritor norte americano Ernest Hemingway disse:”A vista se cansa de tanto ver a mesma coisa todos os dias” e o ricaço dê um fora no que é belo e fútil.

Bem fez o singular Leonardo da Vinci,esse estudioso da beleza, das artes e das ciências,que depois de ter aberto o crânio de um cadáver a procura da origem das lágrimas.Ele examinou todo o mecanismo lacrimal e não encontrando resposta,disse:”Não se pode explicar o que vem da alma”...Ora,a coisa mais subjetiva deste mundo é a alma e sendo vida, alma, lágrima e beleza subjetivas, não seria difícil concluir que a verdadeira beleza vem de dentro da pessoa que consegue chorar sem fingimento , pois quem chora ou é de raiva ou de tristeza os quais são também substantivos abstratos como a beleza é .

A beleza física ,exterior, é momentânea e a beleza interior é longeva e cativante . O ideal seria encontrar uma pessoa bonita fisicamente e de alma ,mas é muito difícil. O certo é encontrar alguém para amar e ser amado e deixar a vida transcorrer .

Porto Velho 24/08/2017

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 18/02/2023
Reeditado em 19/02/2023
Código do texto: T7722392
Classificação de conteúdo: seguro