A porta da lixeira.

Quem contou-me esta foi Dona Dira. No edifício da rua Quintão,bairro de Quintino Bocayuva,transversal à avenida Suburbana;convidados haveriam de chegar,pois no segundo pavimento um "comes e bebes"não demoraria à acontecer.

Já anunciava-se um belo fim de tarde,quando no portão externo da grade de segurança,algumas pessoas indentificavam-se pelo interfone; e assim sucessivamente muitas outras e outras foram adentrando o condomínio.

Uma garotinha de laços vermelhos no louro cabelo,inquieta e olhares atento,foi logo dizendo:-Olha papai,aqui tem elevador! E o pai:- Engraçado, já vim aqui e não tinha reparado,filha.A mãe da menina:-Cadê os botões de chamada?Uma jovem com óculos redondos e ar de "intelectual," de pronto respondeu:-Tia Mércia,eu li um artigo na Internet;Por causa da Pandemia;as empresas do setor estão trocando o acionamento mecânico por sensores infravermelho. Um moreno magrelo ensaiando passes de dança completou:-Vai ver que é aquela caixinha redonda acima da porta.

-Tô pra conhecer uma festa que não prendam o elevador, ô praga!Afirmou um gordinho de bermuda e camisa do Vasco da Gama,balançando a cabeça negativamente. (Mais convidados chegando...)

Um mulato elegante e sorridente com chapéu e camisa da Portela,foi logo dizendo:-Assim que liberarem,serei o primeiro à subir,sabe como é...Sou convidado de honra.Logo a velhinha de meia calça azul e blusa vermelha,retruncou:"-Por causo de que neguin,sou das primeira à chegar e tenho idade de ser tua bisavó!"(Cinco minutos se passara).

-Putz que demora...Murmurou um fortão de camiseta cavada e topete a lá " Elvis."

)-Gente,vamos pegar a escada?!

-Eu num vô...Resmungou o gordinho Vascaino.-Nem morta.Disse a velhinha de meia calça azul e blusa vermelha.

-Tia Mércia vamos,o elevador tá demorando muito!-Tá doida Bebel,perfume e suor não combina.(Dez minutos e nada...)

Os convidados impacientes e indignado com o elevador "hi-tech"que não descia,causavam uma pequena confusão dentro do condomínio.- Caraca escuta, tá tocando Pink Floyd,a festa começou e nós aqui.Disse a senhora branca e magrinha com colar e pulseira "Rockroul."

-E se os salgadinhos acabar Tia Mércia??Indagou o rapaz moreno magrinho com pinta de dançarino.-Falei pra você jantar,não falei?Retruncou Mércia.

Dona Dira,moradora do andar térreo,vendo tudo através do monitor de câmeras de vídeos aquela algazarra,dirigiu-se até a área do portão interno à procurar saber o que estava ocorrendo. Assim que abriu o portão, Alguém lá no fundo gritou:-É a síndica!Outro completou:-Tem cara mesmo é de ser a cínica por mandar desligar o elevador e forçar a galera ir de escadaria.-No prédio da minha amiga sempre fazem isso.Completou a jovem com óculos redondos e ar de" intelectual."

Logo um "disse me disse"transformou-se em verdadeira "torre de Babel."-Síndica maluca!! " Xingou um baixinho de bigode fino e cara de invocado.(Já passara-se trinta minutos).

Dona Dira:-Pessoal boa noite,eu não sou a síndica e nem tenho idade pra isso.Esse portão aqui está aberto,apenas encostado e a escada é logo ali...

-Nada disso,depois de tanto tempo esperando,decidimos e fazemos questão de ir no elevador!Bradou em alto e bom som a senhora branca e magrela de colar e pulseira roqueira.-Mas que elevador,de que vocês tão falando???

-Esse aqui que o síndico ou síndica desligou!!Bradou quase todos em uníssona voz.No que a Dona Dira decretou já lhe faltando paciência. - ---Gente por favor,me ouçam (E o burburinho foi cessando aos poucos.)Desmanchem essa fila e tratem todos vocês de pegar o caminho da escada;Isto que os senhores veem realmente se parece com porta de elevador,mas de elevação não tem nada!

- Cheguem mais perto e sintam o odor,

Isto é a porta da LIXEIRA.