A importância da Motivação


1595305.png
 

Quando eu estudava numa escola municipal em Baturité, Grupo Escolar Monsenhor Manuel Cândido - ainda com 10, 12 anos, - no ensaio de cânticos para o mês das mães, uma professora observou que eu tinha bom ouvido pra música. Isso..., “esta parte da música....   mostre como se canta...”. Foi um elogio!

Isto me motivou. Se eu já gostava muito de musica passei a buscar melhorar. Logo comecei a aprender a tocar um instrumento - violão (sempre fui amador). 

 

Mas, hoje, avaliando melhor, creio que s música me salvou. 

 

O trabalho sempre me consumiu muito. Acho que passei mais tempo dentro do trabalho (Correios e BNB – 46 anos), que dentro de casa. Mas é bem verdade que estes não são motivos definitivos pra eu não ter evoluído, ter estagnado. Foi ausência de disciplina, de foco. Escolhas erradas.

 

No BNB um grande amigo (Assis Arruda) me estimulou, ... “cara vc ainda não fez um curso superior?!” Vá em frente, faça uma faculdade. O tempo vai passar mesmo... “daqui a quatro ou cinco anos você terá terminado o seu curso. Este tempo vai passar, quer você faça alguma coisa produtiva ou não...” , dizia ele. E lá fui eu. Quando terminei o curso, convidei-o pra ser o orador da turma. Não poderia ter escolhido melhor pessoa.

 

Mais recentemente minha Gestora Maria Evineide (Central de Prod. Serv. Bancários) me estimulou a fazer um MBA/Especialização (FGV)... E novamente, lá vou eu. Conclui o MBA no período de 2018 a 2020, já com 63 anos. 
 

1595316.png

 


Turma MBA FGV

 

Se eu não tivesse recebido aquele “voto de confiança” talvez não tivesse me decidido. Terminei o curso em novembro deste ano - 2020. Obtive aproveitamento “Excelente”, aprendi muito com todos. Foi muito bom conviver com jovens, pessoas de mais idade e grandes professores.

Às vezes precisamos de um estímulo, de um apoio, de alguém que diga: vá em frente, você é capaz!

Fazer um elogio, reconhecer o esforço do colega de trabalho ou no círculo familiar por uma tarefa concluída, uma boa ação, é fundamental e pode fazer toda diferença na vida das pessoas.

Mas no mais das vezes deixamos aflorar o inverso do melhor de nós. 

 

Então, é preciso que estejamos atentos. Nunca é tarde pra iniciarmos uma nova semeadura que produza bons frutos, - o melhor de nós. 

 

10.12.2021 JC🎼