3 x 4

O último texto no recanto data dezembro de 2021. Há mais de um ano não há registro de nada aqui.

O recanto já foi pra mim quase como um diário da vida universitária, do início da vida adulta e suas intempéries.

Fato é que as coisas mudam. Ao menos algumas. E o tempo para acesso ao recanto foi ficando cada vez menor. Pouquíssimos acessos em um ano e somente para a leitura de alguns textos. Mas isso nem de longe é algo bom. E não é porque a escritora amadora por trás desse notebook sentia-se em dívida com ela mesma por estar lendo menos sobre assuntos que ela gosta e escrevendo somente por obrigação/produção.

E hoje uma foto a fez retornar aqui. Uma foto dela com 16 anos de idade. Uma foto 3x4 daquelas em que a gente consegue ficar sempre feio. Mas ela se achou linda naquela foto. Ainda mais porque precisou revê-la exatamente para atualizar um documento onde era necessário uma foto mais recente. Não teve como não comparar. Estava frente a frente com sua versão de 16 anos em contraste com sua versão atual, no auge dos seus 34 anos de idade. Comparação nostálgica. Tanto que a fez voltar ao recanto.

Aquela adolescente de 16 anos se reconhece nessa mulher de 34? Pensou sobre isso. Pensou muito.

Tudo mudou. A profissão, as amizades, os relacionamentos, a responsabilidade. Com 16 estava emitindo sua primeira carteira de identidade para ter sua carteira de trabalho assinada como vendedora em uma sapataria. Aos 34 está atualizando documentos para sair de licença de um cargo público para enfrentar dois novos grandes desafios profissionais em outro cargo também público.

A vida não deu uma guinada como costumam falar por aí. A vida pisou fortemente no acelerador mantendo as duas mãos no volante fazendo rotações infinitas. É, foi uma loucura. Quanto aprendizado! Quantas decepções! Quantas desistências precisas! Quantas insistências desnecessárias! Quanta felicidade! Quanto sofrimento! Quanto amor!

Mas o que importa é que mesmo depois de tantas exclamações, há uma última mais legal ainda: Sim, ela se reconhece!

Eciane
Enviado por Eciane em 04/01/2023
Código do texto: T7686240
Classificação de conteúdo: seguro