A Terceira Posse de Luiz Inácio Lula da Silva - O Povo Tomou Posse

Amanheceu o dia seguinte de uma  Posse histórica! A Terceira Posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Foi uma posse catártica. Ouço isso, nos relatos de pessoas que têm maior vivência política que eu.

 Até seis anos atrás, era mais uma alienada política com o Título Eleitoral na mão. Recém Licenciada em Computação, a graduação não é garantia da visão crítico-político-social, que deveria ter. Não li tudo que deveria ter lido. Não conheci com profundidade que deveria  conhecer a História do Brasil. Não de forma crítica os conhecimentos, que me gabava saber " de cor", isto numa educação,  dita de melhor qualidade por ser privada. Sabia o que queriam que soubesse. Então, repetia o discurso que mantinha o status quo - tudo como está para nada mudar. 

Após a graduação conheci pessoas graduadas com algum discernimento e conhecimento, porém desencantadas com o processo.  Pra ser justa, estavam felizes, que por terem graduação  não  poderiam ser presas em  cela  comum  como  o  resto  da população! Fiquei chocada, pensei que a meta fosse  o conhecimento mais aprofundado. Na verdade,  o 'conhecimento' as diferenciava, como um selo das demais. Daí, ouvi de uma parente,  que  deveria  manter o cuidado  com  a aparência, meu cabelo, condizente com minha nova posição - ouvi incrédula. Parecia estar vivendo a letra da música: "Como nossos pais". Nossos pais aprenderam com  os antepassados a conformação com sua realidade, na grande  maioria classe baixa, não  se atentaram à revolução que acontecia o tempo  todo ao seu lado, porém  construíram a prática  da resiliência. A Fênix renasce das próprias  cinzas. O povo brasileiro vindo da classe pobre se construiu cuidando das feridas e aprendendo com a dor do espinho. Mas faltou unir a sabedoria popular e a cientificidade da Academia.  

Darcy Ribeiro  percebeu  que esse não  era um problema  mas um proposital intento. Se o povo não  tivesse a real percepção  do que lhe acontecia, não usaria  da resiliência,  da Sabedoria Popular  acumulada ao longo  dos 523 anos, aplicando em conjunto os conhecimentos  acadêmicos adquiridos nos livros. Mas qual tiveram  acesso?

Esse desconhecimento se impôs até atualmente. É vergonhoso que a parcela que teve sua existência  facilitada pelo conhecimento, pela classe social continue caminhando  sem trazer consigo toda a população, dando-lhe boa educação, vida digna, saúde de qualidade e igualdade. 

Por que não?

Para 'manter como está' é  preciso manter a desigualdade que produz trabalhadores que nunca consigam  ocupar  o outro lado dividindo o poder de decisão.  Pobres que vendam seu trabalho, para que a riqueza do outro lado seja mantida. Enquanto  a maioria pobre  disputa   o osso, outro lado troca o jatinho. Isso não  quer  dizer que todos que não  estão  na miséria,  disputem marcas do champanhe - talvez sim, mas talvez  cheguem a escolher o próximo  presidente  de algum do banco. 

Isso que diferencia Lula, ele não  leu sobre a  fome. Sem demérito - Lula passou  fome! As lágrimas dele são  verdadeiras, daí a importância  de não  deixar faltar comida na mesa do brasileiro.

A expressão "política pública" tira o sono de pessoas que nunca precisaram  delas, mas revidam como um tapa na cara. Talvez  por que  são  herdeiros  das Capitanias Hereditárias e já  nasceram  com seu dote em ouro. Assim o tataravô foi um genocida bandeirante, o avô foi um barão de título comprado, o pai um fazendeiro falido, ele mesmo  um industrial  quebrado. O único  bem  é  o sobrenome  quatrocentão que lhe abrirá portas de salas cobertas de tapetes finíssimos,  onde mora o poder.  Poder onde cheira mofo, sangue e morte daquele que iniciou o saque. 

Preferimos o faminto!

A dignidade  desse Terceiro Governo,  iniciou-se  nos passos trópegos de quem sabia quem era, para onde queria  ir, cometeu erros querendo, mas não  sabia como acertar - criança. Retoma o caminho seguro e desta feita, ainda errou, porém foi mais acertado -  jovem. Hoje, tem  passos firmes da Sabedoria acumulada, caminha junto dos seus, erros são passíveis para quem faz, recomeçar é sinal de aprendizado, mãos dadas de quem ampara, 

Vitória vamos lograr!