Muito se fala de ser leve,

Muito se discute de tratar bem pessoas,

Muito se questiona o toque...

Muito se debate sobre acolhimento;

Muito se exige resiliência.

E ninguém têm coragem de fato

De ser de verdade.

 

Pessoas vendem tais palavras como prata... Outras vendem cursos como modelo de comportamento... Pessoas frágeis falam que desejam essência ao invés de beleza.

 

Vi uma gaiola feita de peles e alguns ossos... Vi a essência mais bonita de um ser humano engaiolado... pude contemplar uma felicidade falsa, um canto tão lindo e ainda assim, baixinho. Perguntei com os olhos marejados: - Tu és tudo que todo ser humano busca. reluz ao falar, sorrir com o olhar, encanta pela simplicidade... Atrai olhares admirados de adultos e sorrisos de crianças. Conversa tão bem com idosos e dá bom dia ao desconhecido na rua... Tu és a essência que toma banho de chuva, anda descalça na grama, se lambuza de sorvete, rir com o vento. Diga-me. Como podes viver nessa gaiola e ainda que triste, brilhar tanto!?

 

Ela então me fitou os olhos, juntou as mãos delicadas no peito e disse que ao se apaixonar por um outro ser, eis que precisou se adaptar no mundo só dele. E ainda que triste, sua essência vibra!

 

Refletir sobre tudo que senti ao ouvir verdades tão únicas e me dei conta que não sou uma pessoa que tenta impressionar os outros. Eu sou alguém que está tentando progredir. O foco é diferente. 

 

A essência não se muda, se aprimora.

Comportamento não se muda se refina.

Posicionamento não envelhece se adapta as mudanças.

A beleza do ser humano não deprime se embeleza.

E somente no fim da melhor idade de um futuro, entendemos que perdemos pessoas e momentos por conhecer o melhor do humano, e que no egoísmo do poder de posse, não compartilhar com a solidão que pesa o peito jaz frio.