POSSO FAZER TUDO O QUE QUERO OU FAZER O QUE PRECISO?

O que fazer com essa tal liberdade?

Usá-la de forma libertina, irresponsável e irreverente? Ou ponderar, calcular, filtrar e agir?

Conde do Brega, um cantor pernambucano, diz: - "A minha vida é errada. Ninguém tem nada com isto! Eu posso fazer o que quero! Eu posso dizer o que sinto! Ninguém tem nada com isto! A minha vida é assim. Minha liberdade está aí, está aí!"

Sorrio com a tirada incomum do Conde, penso e sigo.

Precavida e altamente organizada nas questões de escolhas, vida e excelsa “liberdade”, prefiro apenas curtir o embalo, observar o estilo incomum e gozado do cantor, o comportamento do meu semelhante, calcular os revezes das escolhas equivocadas, aprender com os erros já cometidos, orientar filhos, neto e esposo, e seguir meu rumo...

SERÁ POSSÍVEL FAZER APENAS O QUE SE QUER?

Vagueando em pensamentos, chego à incógnita acima e questiono a minha’alma, meu ser:

- Posso mesmo, fazer apenas o que quero?

E A VIDA DIZ: NÃO

Saiba que nos percalços existenciais, a vida vai ditar regras de condutas, horários serão impostos, intimações deverão ser cabalmente cumpridas, chefes cobrarão resultados, etc.

Regras, leis e organizações fazem parte da nossa existência e não há como fugir delas!

PAIS PERMISSIVOS E DESREGRADOS NA EDUCAÇÃO

Aqueles pais permissivos demais, que deixam os filhos livres, sem rédeas, fazendo o que querem, reconhecerão, um dia, que a prole sofrerá um bocado ao constatar que o mundo lhes dirá diversas vezes, vários “Nãos”.

Aquela “princesa” da mamãe, descobrirá, estarrecida e decepcionada, que o lado real da vida, é eivado de corre-corre, muitas frustrações e muita gente má poderá trilhar o seu caminho, restando aprender na estrada, pois não gozou de alicerce preventivo no ninho, no lar.

NÃO FAZEM OS "MEUS" GOSTOS?

Ah, que terrível deve ser descobrir que ninguém está disposto a, como um gênio da lâmpada, suprir todas as necessidades e desejos seus, né?.

Gente, infelizmente, ninguém (ou quase ninguém) se importa com o outro... Cada um na sua!

Atentem que o mundo mudou, que muitas pessoas sentem-se felizes sozinhas, e, curiosamente, agora, até para ligarem, pedem autorização!

Fiquei perplexa com esta mudança: A moda atual, é perguntar se pode telefonar!

Ou seja: - Você quer falar comigo? - Posso interromper o seu silêncio, a sua solidão, a sua quietude, para trocar uma ideia, via telefone, contigo?

E os laços de afetividade, onde se perderam?

E os olhos nos olhos nas relações familiares, comerciais e feedbacks, onde se extraviaram?

O que fizemos conosco mesmos?

Esta tática está correta, ou estamos na contramão da saudável integração?

E por que não fazem os “meus gostos”?

Continuaremos a espernear como criancinhas rebeldes quando contrariadas? Ou seremos obrigados a crescer?

Crescer dói, mas funciona!

NA MINHA VIDA BASTA EU E O MEU ANALISTA

Em um meme recente, li algo, mais ou menos assim:

- Minha vida se resume a mim e ao meu analista (psicólogo, psiquiatra, psicoterapeuta).

Os comentários eram festivos. O povo concordava com aquela tese, aquele pensar.

Obviamente que não comunguei, mas deixa este troço para outra reflexão...

Gente precisa de gente, de grupos físicos e não apenas do indispensável analista...

Sendo que gente precisa de gente que lhes faça bem, que seja, de fato, um amparo, um ombro amigo, uma companhia agradável. E, para tanto, necessário se faz alinhar divergências, reparar arestas, ceder, emudecer algumas vezes, dar uma de surdo noutras vezes, e até posar de maluco beleza se preciso for, contanto que, verdadeiramente livre, se consiga manter laços afetivos e amizades duradouras.

QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE!!!

Em um mundo de caras e bocas, gostei quando alguém me disse:

- Fátima, quem vê close, não vê corre!

Sorri e me recordei de que close e corre são coisas bem díspares e que as pessoas preferem os closes, mesmo estando beirando um pico depressivo.

Percebi que os closes tomaram o lugar das rodinhas de conversas das comadres e dos compadres.

O espelho silenciou e a tudo observa, inerte.

Muitas vidas seguem sem sentido, sem propósitos.

Muitos vivem por viver!

E OS PROPÓSITOS? E OS SENTIDOS ADORMECIDOS? COMO TORNAR A VIVER?

Vida sem sentido não rende nada!

Viver isento de propósitos, não é uma boa alternativa!

Ficar fixado em vazios closes não acrescenta nada de positivo!

Vida festiva em closes, mas mesclada com dores tremendas nos corres, é de nenhuma serventia.

A conta chega! E a fatura é demasiadamente alta!

O que te impulsiona a dar um salto da cama e dizer alegremente no início de cada dia:- É hoje!!!

Ah, você sequer tem este hábito?

Sua vida segue sem sentido, sem projetos, sem rumos, só no close e no corre?

Seus closes são reais?

Você deixa verem os seus cabelos brancos evidentes? Pinta raízes brancas com maquiagem? Já tossiu durante a confecção de um vídeo e riu da situação? Você já exibiu unhas descascadas em redes sociais, propositadamente? Já repetiu roupas e adereços em vários vídeos?

Gente, já fiz tudo isto! Basta dar uma varredura em meus vídeos.

E o intuito era, e é, dizer: - Sou real! Não curto caras e bocas irreais!

Você teria a mesma coragem e ousadia que a autora deste refletir?

Ou precisa de closes e essência de modelo para poder encenar "seu peculiar personagem"?

Responda para si mesmo!

COMO ENCARAR OS “NÃOs” QUE A VIDA NOS BRINDA?

E, se, de repente, você constatasse que a vida já lhe bateu tanto, mas você ficou inerte, esperando, quem sabe, algum salvador, alguém fazer algo em seu favor, ou em sua defesa?

E se você constatasse que a vida até lhe bateu, mas levou uns golpes certeiros de volta? Bateu? Levou!

E o que você sentiu quando descobriu a arte de sorrir cada vez que o mundo lhe disse: NÃO?

Cara, o mundo vai bater! Bater muito! Bater valendo!

No entanto, você vai viver!

Vai sobreviver! (Sobre viver = além, acima do viver)

Nada de sentimentos de dó de si mesmo e nem de pieguices com auto estima chafurdando na lama.

A regra é viver.

Saber que a vida bate, mas que é necessário se defender e “bater” nela também, se preciso for.

Não vitimizar-se para si mesmo e nem para ninguém.

Seja livre!

Não fazer closes, quando o real desejo é derramar copiosas lágrimas pedagógicas e passageiras.

AVATAR BUGADO?

Sim...

A vida é passageira e você também!!!!

Tome rumo!

Esqueça closes desnecessários!

Busque sua essência!

Não seja um Avatar desvairado, bugado!

Volte a sonhar, camarada!

Aliás, você nunca deveria ter deixado de sonhar e nem ter permitido que a falta de inteligência emocional lhe levasse a closes ineficazes, quando o corre era, e é, evidente!