VENCENDO O MEDO QUE PARALISA

Os pessimistas sentam e lastimam, enquanto que os otimistas levantam a agem.

Este foi um dos pensamentos que aprendi desde a meninice e guardo como ouro em pó até hoje...

Ao mesmo tempo em que, menina corajosa e disposta a enxugar rapidamente as lágrimas pós palmadas severas, (algo inimaginável e cruel nos dias atuais). Com dores, respingando ódio, secava as lágrimas, lavava o rosto e seguia firme e forte, dizendo comigo mesma:

- Ninguém precisa me ver chorar! - Esta dor é minha! - E as palmadas recebidas, foram ao meu sentir, imerecidas!

MEDO DOS PAIS?

Já procurava ser obediente para evitar levar palmadas, mas medo de pais austeros e despreparados a lidar com crianças saudáveis, trelosas, garanto que nunca tive!

O TEMPO PASSA...

Tempo passa, sessões de palmadas cessam, independência e maturidade chegam, dão uma ensinada boa, e hoje resolvi falar dos medos que atingem a humanidade...

O QUE É O MEDO PARA VOCÊ?

Medo é um sentimento paralisante, estressante, insensível, inconsequente e perverso.

O medo tem o poder de fazer o homem sofrer por antecipação, causar distonias, emudecimentos, enfermidades da mais variadas possíveis, e não ensina absolutamente nada!

QUAIS OS MEDOS QUE TE DOMINAM E PARALISAM?

Certa feita escutei um palestrante dizer que aconselhou um colega que chorava copiosamente ao pensar na morte da mãe dele. Ao que o palestrante indagou:

- Nossa, ela está muito doente, estado terminal, porta doença incurável, é bem idosa e frágil, né?

O choroso respondeu:

- Tenho medo, pavor, só de imaginar, mas a minha mãe é jovem, corada, saudável, malha, se alimenta bem, geração saúde, exames de taxas em dia, etc!

-Ah, te desarma, relaxa, amigo! Deixa a tua mãe viver e vai viver a tua vida também, pô!

Moral? Faz mais de 30 anos que este episódio ocorreu e a senhorinha está viva, exibindo saúde!

O QUE TE METE MEDO?

O personagem da história real acima, tremia nas bases ao imaginar a possibilidade da mãe dele vir a falecer. Foi curado com uma simples conversa com uma pessoa madura, adulta e segura. As amarras que o detinham, caíram!

Mas, e no seu caso, o que te mete terror?

O que te mete medo?

O que te paralisa?

Uma barata te deixa em apuros?

Um sapo te faz evacuar na roupa?

O temor de perder aquela colocação top das galáxias que você lutou tanto e conquistou, lhe faz perder noites de sono, pelo simples fato de, quem sabe, um dia vir a ser despedido?

Aquela bela mulher que dorme ao teu lado, sem emoção, sem afeto, por puro costume e acomodação, te paralisa ao ponto de morrer de medo de viver uma nova relação, isenta de todas as cobranças que hoje te submetes para simplesmente cumprir tabela?

E a tua vida?

Onde se perdeu?

E o medo da morte como é enfrentada na tua cabeça?

Ah, eu te respondo: - Tu não estarás vivo para contemplares a tua morte!

Este meu filosofar acerca da morte te acalma ou assombra?

E sobre os mortos?

Perceba que eles estão quietinhos, inertes e não mexerão com mais ninguém, cumpriram seu tempo terreno e viajaram, deixando só saudades...

E sobre os vivos que atormentam?

Ah, você tem medo de quantas pessoas vivas?

Quem são elas?

Qual a motivação do seu medo em relação a elas?

Quando este sentimento terrível foi criado no seu interior?

Como você permitiu tal invasão?

Por quê tanta permissão?

O mundo diz “não”, sabia?...

Você é temido por alguém?

Quem você pensa que é, para ser temido?

Ser temido te traz qual sentimento? Poder, egocentrismo ou insegurança?

Erasmo diz em uma melodia dele: - Tenho que manter a minha fama de mau!

Você comunga com a tese do Erasmo?

ANALISANDO OS MEDOS

E aquele cara que ama futebol com os amigos, mas por medo de atrapalhar a relação marital, deixou de praticar o esporte para agradar a mulher que, inclusive, o conheceu justamente em uma pelada em um campo de futebol?

E a mulher que detinha umas 15 amigas e precisou cortar relações com todas elas, porque agora, após casamento, o marido disse que o mundo dela era só ele, e que ele a completava em tudoooo?

E aquele empregado que segue infeliz naquela empresa sem futuro, submisso a um austero e insensato patrão ou chefia, simplesmente porque acha que o mercado está saturado e que se perder aquela ‘bolacha’, será um desgraçado?

DETERMINAÇÃO NÃO É PARA QUALQUER UM. LIVRANDO-SE DOS PENDURICALHOS

Pessoas determinadas e destemidas são mais felizes, livres e sintonizadas com o mundo ao seu redor.

Pessoas seguras de si, não acatam o medo como um penduricalho a ser carregado no pescoço durante toda a existência.

Pessoas maduras, maturam as ideias. Não têm pressa, mas têm rumo!

Elas até sofrem, mas quando determinam uma coisa, está determinado e assunto encerrado; até porque, elas, experientes e com visão de águia, até as consequências que poderão advir, já computaram.

Sim, toda a ação tem uma reação. Mudar conceitos, valores e estilos de ver a curtir a vida têm um preço.

TRATE SEUS MEDOS, MAS SÓ OS ENFRENTE SE TIVER MATURIDADE

Vi uma frase que me dizia: Faça! Faça com medo, mas faça! Só não deixe de fazer!

Filosofei e repliquei: - Faça, tão logo aniquile o medo; faça! É que deve fazer bem feito e o medo pode atrapalhar! O resultado pode não sair perfeito aos olhos dos julgadores, mas se você deu o seu melhor e ainda encarou o medo: então, tá valendo!

EM SÍNTESE

Medos, apesar de estressantes, paralisantes e aparentemente nada saudáveis, aos olhos dos sensíveis (não de todos), têm um pequeno viés de nos confrontar, convidando-nos a mudar rotas, trajetos e escolhas.

Mudanças precisam ser feitas hoje, amanhã e depois de amanhã.

Mudanças, das mais bestiais, às mais sérias, podem causar medos.

- E aquele medo de arrumar uma casa e tirar a sujeira acumulada?

- E o medo de ser atingido por um raio que o parta?

- E se a inflação subir?

- E se as medidas econômicas forem ineficazes?

E, se?

E, se?

E, se?

Gente, vivam a sua vida!

Assobiem uma melodia!

Dancem na chuva!

Não dramatizem nada!

Não finjam ser super heróis sem capas...

Abram as suas asas, mas, no viés “medo”, só enfrentem as suas feras estando com munições para tanto!

Nada de medos!

Nada de paralisias!

Nada de inseguranças!

Vou tomar um vinho, dançar com maridão e celebrar a vida agorinha!!! A vida está acontecendo e eu estou vivendo!!!

Vem comigo, afinal eu não tenho um mínimo de medo de ser feliz!!

By Fátima Burégio (sem medo de ser feliz)