COMPLETANDO NESTA DATA DOS 125 ANOS

Completando hoje Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022, os 125 anos da Guerra contra Canudos, ocorrida em uma Terça-Feira, 05 de Out. de 1897, os Soldados do Exército covardemente destruía o Belo Monte Canudos. A História foi escrita com mentira, essa História referente a Canudos era produzida por Jornalistas Militares , mais houvem Censuras as Cartas e Reportagens que não passavam de Monte Santo, quem afirmou em Reportagens o Capitão Manoel Benício, que atuava como correspondente do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, Manoel Benício era um Jornalista que acompanhou a 2ª Coluna do Cláudio do Amaral Savaget.

Passaram esses 125 anos e nesta Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022, estar havendo muitas controvérsias por falta de documentos – escritos em 1897, e os trouxessem a verdade dos fatos, por isto seguem escritos atuais em Monte Santo da Bahia, onde o poeta repórter José de Jesus, observou na Praça Mons. Berenguer, em uma Tarde de Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022, nesses 125 anos do fim dos combates em Belo Monte.

Na Praça Mons. Berenguer, encontrava-se Cães, Carros estacionados e o Céu estava sem Nuvens, e o Clima muito quente e ensolarado, tinha vento fraco, e pouca gente andando pela Praça, e poucas sentadas em Canteiros.

No passado os Escritores escreveram uma História inventada essa tendenciosamente preocupa agora no presente, novo Negacionismo mantido pelo um presidente Jair Messias Bolsonaro, que pregou uma anticensura de 2018 à 2022, portanto os Movimentos Populares foram prejudicados.

No Sábado, 08 de Outubro de 2022, o Movimento Popular Histórico de Canudos, com poucas pessoas na XXXVIII Celebração pelos Mártires de Canudos, em 2022, deixou de ser Comemorado, por caso da Covid 19, pela Fundação desse Movimento que deu início em 1983, o Colunista que escreve esse artigo matéria confirma-se como XXXIX, Celebração pelos Mártires de Canudos era realizada naquele Sábado 08 de Outubro de 2022, o dia do Nordestino, esse ato aconteceu com Debate referente aos seguintes Temas: “QUAL BRASIL QUEREMOS? DA DITADURA, DA FOME, DA MENTIRA, OU O BRASIL DA CIÊNCIA DO PROGRESSO SOCIAL, DA DEMÓCRACIA? De autoria Enoque Oliveira.

Dentro da Igrejinha do Povoado de Bendegó, distrito de Nova Canudos Bahia, encontrava-se a figura de Enoque Oliveira, combatendo as Mazelas Bolsonaristas, isto é, apresentaram-se esses descasos do Brasil atual.

Os demais participantes fizeram usos das palavras Givandete Evangelista (Vanda), José Guimarães Ribeiro (Zé da Barra), Antonio Guimarães Neto que fazia o personagem de Antônio Conselheiro, e outros fizeram o uso da palavra. Naquele dia 08 de Outubro de 2022, o Céu estava limpo e sem nuvens, em Canudos Velho, as pessoas chegavam ao Restaurante Bar da Madalena, em Alto do Beatinho, esteve lá o poeta e artista plástico Gildemar Senna de Oliveira da cidade de Uauá- Bahia.

Os visitantes e membros do Movimento Popular e Histórico de Canudos receberam a Ceia, pedacinhos de Pães e Vinho Tinto, em copinhos de Plásticos brancos, e finalizou-se essa reflexão às 17h 45 minutos, dentro das ruínas da Igreja com arcos, em terra firme e em volta restava-se água e alguns Morros. Que fica no Açude Cocorobó, quando chove ficava submerso, estar muito reduzido as águas desse Açude, e as Pontes estão servido de passagem de veículos.

Na Segunda – Feira, 31 de Outubro de 2022, completou 88 anos dos festejos da Festa de Todos os Santos, de 31 de Out. de 1934,a 31 de Out. de 2022, e na ter. 01 de Nov. de 2022, completou 40 anos do Museu de Sertão, de 01 de Novembro de 1982, na Gestão de Antonio Cordeiro de Andrade.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 11/11/2022
Código do texto: T7647674
Classificação de conteúdo: seguro