Mundo dividido: o inimigo é o OUTRO.

Todos os teóricos que tentam compreender como se constitui a realidade são receptivos à dialética.

Dialética é o necessário conflito entre opostos. Céu X inferno; sem o inferno não existe o céu; sem o céu não existe inferno. Na dialética.

Na discussão, no ideal, as duas dimensões não ‘convivem’, pois um ‘tende’ a eliminar o outro. O dia elimina a noite; o preto apaga o branco. Não se pode ter as duas dimensões no mesmo espaço real: ou é um; ou é outro.

Na realidade da convivência humana social é diferente. Na teoria, na argumentação é possível separar os elementos de cada oposto e identificar o que pertence a um e outro ou mesmo a ambos. Isso é análise. Na convivência humana (social) isso só é possível eliminando o outro (o oposto).

Vivemos um momento, no mundo, em que o outro não é bem visto e nem bem-vindo. Há uma perigosa divisão social em curso. Quem não pensa como eu tem menos valor e/ou precisa ser eliminado. Embora seja mais forte em segmentos pertencentes a uma ‘direita’, também ocorre (com menos frequência) na esquerda. Isso não termina bem, se o processo se intensificar.

Lembremos: a identidade é uma construção a partir do OUTRO. Em desaparecendo o OUTRO, não existirá mais identidade. A destruição do outro é a minha própria destruição.