EMBARQUES E DESEMBARQUES DA VIDA...

EMBARQUES E DESEMBARQUES DE UMA VIDA

Sentindo-me eterna viúva do saudoso Belchior, escutei-o ontem repetir diversas vezes ao meu coração: - “Eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia, nem em algo mais... A minha alucinação é suportar o dia a dia, amar e mudar as coisas me interessam mais” .

Com enorme desejo de tacar um beijo na imagem do meu amado que sequer soube que eu existia, roguei que maridão controlasse o possível ciúme, ao presenciar meus olhos brilharem escutando diversas melodias do “amor” das antigas...

Saudade superada, tornei a curtir outras melodias, sorrir e filosofar...

Pois bem...

Estes dias, postei, propositadamente, no meu canal Youtube, uma imagem minha, sentada em uma embarcação atracada na praia, na areia, bem distante do mar...

Imaginei que alguém percebesse o que aquela imagem estava transmitindo, e, elegantemente, comentasse algo sobre a Embarcação simples, de madeira, atracada (parada) e não flutuando, navegando em mar bravio ou em meio à calmaria.

Silêncio total...

EMBARCAÇÃO ATRACADA

Embarcações atracadas, paradas, mesmo em meio a uma praia tão linda, me fez refletir e pedir para registrarem eu sentada, justamente dentro do barquinho...

Aquela imagem deu asas para muitas coisas que passaram desapercebidas por muitas pessoas que a contemplaram...

Quem sabe, de repente, você está como eu naquela imagem: sentada, atolada, bem trajada, aparentemente feliz, mas a embarcação está empacada, parada.

Veja que fiz questão de tirar fotos de costas para o mar. Estratégia pura, pois eu precisava filosofar justamente sobre aquela imagem e compartilhar aqui com vocês os ‘detalhes’ ignorados, não vistos, sequer percebidos por muitos...

Ora, se eu estava defronte ao mar, será que focar em tirar uma foto em uma embarcação atracada seria uma ideia extraordinária?

Será que dar as costas, quem sabe, ignorando a excelsa beleza do mar, mudaria minha vida e afetaria a minha ‘visão’?

Como vai a sua embarcação?

Você segue atracado, numa praia, de costas para o mar, bem vestido, perfumado, aparentando leveza, enquanto o ser clama por um help, por um socorro?

Será que a beleza do mar deixou de ser um atrativo para você?

Quando isto se deu?

Quando foi que você perdeu o interesse em apreciar as coisas belas?

Sua vida é chata mesmo?

Você perdeu o interesse em contemplar o mar?

O que significa apreciar a natureza para você?

Será que a vida e a correria diária, conseguiram arrancar de você visões outrora tão sensíveis?

Como vai você?

ONDE EMBARCO, POR GENTILEZA? QUAL O “PORTÃO” DE EMBARQUE?

Você pode achar meio invasivas algumas questões que fiz questão de pontuá-las acima.

No entanto, elenquei-as propositadamente. Sim, o ser humano precisa, ao menos, autoconhecer-se melhor, e isto a cada dia.

Você precisa estar antenado com o que está acontecendo ao seu redor.

Você precisa parar e apreciar as belezas desta curta e traiçoeira vida.

Você precisa embarcar e navegar!!!!

Perceba: Barco atracado não chama a atenção de ninguém, exceto de uma filósofa nata, que, em pleno horário de trabalho, deu uma rápida e produtiva parada, sentou naquela embarcação inerte, tomou decisões e seguiu rumo.

Gente, naquele dia eu estava com a agenda cheia. Dia corrido...

Mas o dia também precisa ser vivido, amigos!!!

A vida não deve se resumir a apenas trabalho!

Engraçado era ouvir, e ver, o desespero do novo acompanhante, preocupado com o relógio, dizendo elegantemente:

- Vamos embora, Doutora, depois a senhora vê o mar!

Ele ainda não me conhece direito, daí a preocupação... hehehehe

- E você acha que eu perderia a oportunidade de dar um beijo no mar? Respondi calmamente...

Fiz uns três shorts engraçados, registrei algumas imagens que postei, e outras imagens e vídeos que guardo como ouro em pó (segredos meus).

Rapidamente percebi que o portão de embarque em barquinhos não existe...

Para embarcar, portanto, eu teria que ser diligente e escolher por onde adentrar ao barco!

Isto te informa alguma coisa?

Entenda que você precisa encontrar seu barco, se quiser adentrar nele, terá que escolher o local adequado. Ao ficar atracado na praia, perderá tempo. Virando as costas para a ‘oportunidade’ deixará de ver cenas belíssimas?

Profundo isto? Ou raso?

Deu para captar?

SEGUINDO... EMBARCANDO NA VIDA

Similar à embarcação atracada, a imagem da “Advogada filósofa nata” dentro da embarcação, sentada, bem trajada, de costas para o mar, lhe transmite alguma informação?

Óbvio!

Ao ficar bem sentada dentro de um barco atolado na areia, eu estava exprimindo a mensagem de inanição, estagnação, comodismo! Três coisas que odeio e repudio!

Ao dar as costas ao mar, deixei de apreciar umas das praias mais belas do litoral pernambucano!

Ao deixar de apreciar o mar, perdi a OPORTUNIDADE de guardar na memória momentos que jamais se repetirão! Esqueci de viver, caramba!

Belchior, diria: Amar e mudar as coisas me interessam mais....

E, finalmente, na vida é bem assim...

Se o homem se conforma com a situação, não busca melhorias, aperfeiçoamentos, deixando de apreciar o belo e de ousar nas oportunidades a ele concedidas, o senhor tempo passa e restam apenas rugas, lamentos e histórias sem sentido e sem prender a atenção do ouvinte ou leitor...

MARINHEIRO DE ÚNICA VIAGEM. MARINHEIRO DA SUA EXISTÊNCIA

Embarque na vida, campeão!

Viva-a como se não houvesse amanhã! Até porque, o amanhã é improvável mesmo!

Estes dias, dei “bom dia” a um amigo e na tarde daquele mesmo dia, ele sofreu um mal súbito e faleceu de forma repentina...

Por isto que clamo todos os dias: Viva a vida!

Não deixe seu barquinho atracado!

Tome as rédeas da sua vida!

Seja uma pessoa de atitudes!

Não tenha presa, mas tenha rumo, foco, tino, ousadia, faça a diferença, saia da mesmice!

Sonhe!

Planeje!

Execute!

Só não caia na bobagem de passar por aqui, por esta curtíssima vida, sem fazer o que gosta, amar quem você quiser, apreciar o belo, ter um rumo, ser feliz e responsável!

Este deve ser o lema da sua embarcação existencial terrena!

Ah, e faça tudo de forma leve, free, isento de atropelos e carregando consigo um fone de ouvidos, uma playlist de músicas que lhe agradam e aproveite para, entre uma melodia e outra, beijar o seu amor!

Isto é saber viver e navegar...

By Fátima Burégio (marinheira bronzeada pelo sol da vida)