Em uma busca interior, o que posso encontrar?

- Vejam o que fizeram comigo, Fátima!

- Estou um bagaço, Fátima! Estrangularam meus sentimentos! Acabaram comigo!

- Ei, este discurso acima poderia ser seu?

- Algum dia percebeu que alguém fez algo que desmoronou o seu interior, estrangulou os seus mais íntimos sentimentos?

VAMOS FILOSOFAR? TÔ FRAGILIZADA, FÁTIMA!

Nitidamente, no contexto da abordagem inaugural, a personagem imaginária, declarava, aos prantos, que ‘acabaram’ com ela.

Logo, constato e alerto, que ela não buscava julgamentos ou dedo em riste, quem sabe, dizendo, com peito inflado:

- Eu bem que lhe alertei! Você não me ouviu! Deu nisto! Eu até já esperava este trágico final!

Gente, ninguém precisa de dedo na cara! Quando fragilizados, precisa-se de colo, calor, amor, ouvidos, sentidos!

É que a estrada da vida é pedagógica, mas se sairmos da rota, o caminho torna-se traiçoeiro, escorregadio, periculoso. Entretanto, ressurgir é preciso!

Sobreviver é fundamental!

E A BUSCA INTERIOR?

Se atento você estivesse, perceberia que JÁ iniciei a reflexão submersa em BUSCA INTERIOR...

Quando o ser humano busca conhecer mais e mais o seu real valor e sentido nesta efêmera e passageira vida, ele se desarma, relaxa, vive melhor, sente melhor, aceita melhor, negocia melhor, troca as lentes dos óculos, ri de si mesmo, chora de prazer ou de tristeza com a mesma intensidade.

PLANETÁRIO EXISTENCIAL E OS AMORES

Vivendo um dia de cada vez, percebe, boquiaberto, que o mundo da lua, da fantasia não lhe importa. Ele entende que vive no Planeta Terra, veio do pó da terra, à terra voltará, tira o seu alimento da terra, e é preciso ser feliz ou buscar ser feliz na terra!

Estes dias, contemplei vários planetas no Observatório de um planetário na cidade turística de Olinda, aqui em PE.

Ao olhar demorada e curiosamente os planetas, divaguei em pensamentos e imaginei-me usando um dos anéis de Saturno. Sim, o microscópio exibia que ele detinha quatro belos e luminosos anéis, e eu, naquele instante, nenhum, nos longos dedos...

Sorri interiormente, dei um enorme gole na Caipifruta de morangos, e filosofei:

- Uns com tanto; outros, sem nada!

Cheia de bom humor, pedi ao marido:

- Quero um anel de Saturno! Prove o seu amor! Este é o momento!

Na busca interior, rindo, percebi que o pedido era impossível, e que os pés precisavam permanecer bem fixos no planeta Terra!

Constatei que nem tudo é permitido, mesmo estando, aparentemente, pelo efeito de potentes lentes, tão perto...

Lembrei de paixões ultrapassadas, curas evidentes e vida seguindo, computando apenas os momentos vividos, as bobagens feitas e os aprendizados positivos ou negativos como “bônus”.

AMORES EM FONES DE OUVIDOS

Meu primeiro amor, Belchior, me fazia rememorar o dia em que eu estava mais angustiada que goleiro na hora do gol...

Meu segundo amor, Fagner, acalentou minh’alma, ao sussurrar carinhosa e inesquecivelmente:

- Você me dá prazer, você me dá cartaz, se você vem comigo, eu não choro mais!

Um terceiro amor, Dalton, dizia:

- Porque ninguém vai dormir os seus sonhos...

E o coração, meu amor gestacional, questionava:

- Está gostando do que está encontrando em suas buscas interiores, moça?

E continuou:

- Percebo que você gosta de imersão, navegar, cavar, remexer em muitas coisas, tentar juntar cacos, mas atente para o sinal de Alerta: Cuidado com os entulhos! Cuidado com o quê invade o seu ser, a sua psiquê, o seu interior! Use filtros!

- Entenda que o passado ficou lá trás, o mundo é cíclico, a vida é uma marcha constante, não existe a possibilidade de engatar uma marcha ré. Imergir em uma busca interior, por vezes, só desestabilizará o seu seguro e firme emocional. Mexa com isto, não! Ninguém merece! Se ninguém mercê, óbvio que você também não merece!

REFEITA PÓS BUSCA INTERIOR... DESCOBRI...

Refeita, constatei que estou no rumo certo, e que:

- A vida é daqui para a frente!

- Odeio piedade piegas e aprecio generosidade genuína!

- Engolindo choros mesclados com uma colher de chá de determinação + obstinação, chega-se muito longe!

- Que os sonhos são íntimos, unilaterais, secretos e jamais devem ser publicados!

- Revirar o passado é um desassossego da gota serena!

- Tentar ressuscitar amores ou amizades mortas, não funcionam!

- As músicas dos poetas cearenses acalentam a alma, lecionando com amor, mansidão e maestria;

- Que o hoje está acontecendo agora!

- Que o ontem morreu faz 24h;

- Que o amanhã acontecerá daqui a 24h, e que viver o hoje é a chave mestra da existência;

- Que refletir é preciso, mas com cautela, domínio de si e amor próprio!

- Que ter as rédeas da vida nas suas mãos é algo libertador (liberta a dor)!

By Fátima Burégio (na oficina da vida fazendo sérios ajustes)