AINDA HÁ ESPERANÇA 

 

Bem, não se trata exatamente de uma Crônica - mas foi a melhor classificação que achei para o texto. 

 

Hoje eu levava o Augusto para a escola e fiz o seguinte comentário: 

- Augusto, já que aos 16 anos a pessoa pode votar, poderia também poder dirigir. Assim, a partir de Outubro de 2023, você poderia dirigir e ir sozinho para a escola.

 

Ao que ele me respondeu:

- Não,  vó. Aos 16 anos não poderia dirigir, nem votar para Presidente. Aos 16 anos a pessoa poderia votar para Prefeito e Vereadores, que são os mais próximos e até as crianças conhecem e sabem onde moram, o que fazem e o que pensam.

Aos 17, poderia votar para Governador e Deputados ( ele quis dizer Estaduais)

E Aos 18, poderia votar naqueles que ficam em Brasília e no Presidente. E só então poderia dirigir .

 

Fiquei meio admirada com a exposição daquela ideia e perguntei :

- Uai... Por quê? 

- Vó, com 16 anos a pessoa não sabe ao certo sobre essas coisas, como dirigir nem um carro, muita responsabilidade,  nem um povo. E acaba votando naqueles que os pais ou professores falam pra votar.

Pode entender um pouco da mecânica do carro. Não das consequências. 

 

Aproveito para abraçá-lo pelos 15 anos que completará no próximo Sábado e pela inserção no mundo das ideias. 

 

Parabéns,  Augusto !