LANÇAMENTO DO LIVRO ATRAEM CONVIDADOS E POETAS

No Quintal do Museu do Sertão, à noite de Sábado, 09 de Julho de 2022, estava repleto o Quintal e embaixo de Umbuzeiro, os convidados, observavam o lançamento do Livro Monte Santo Histórias que o povo conta, de Maria de Jesus Cabral, no local haviam muitas cadeiras brancas um Toldo, Mesas e Livro a venda por Maria Cabral e livretos e cordéis deste poeta José de Jesus, sobre árvore seca, como exposição.

Houvem apresentações, com o Sanfoneiro Manoel Artur de Jesus e os vocalistas Fernandes e Renan Moura, e a leitura de cordel em versos que foram lidos pelo Cordelista José Francisco de Andrade, do Povoado de Riacho da Onça, zona rural de Monte Santo, e da sede compareceu o poeta e cordelista José de Jesus esse chegou a ler 9 estrofes, de sua autoria, ambas foram escrita por mim, na sexta – feira, 08 de Julho de 2022, onde tratava-se de elogio a autora Maria do Socorro, isso aconteceu por volta dàs 22h 15, esse local ficou muito movimentado às 22h 46, ainda ouvia o Som da Banda de Pífano, que veio da Fazenda Boa Vista.

Quem estava mediando o lançamento era o Diretor do Museu do Sertão Emanoel Santos Cardoso, mais o Evento Cultural referia-se o 2º Lançamento do Livro a ser lançado por Maria do Socorro Cabral, mencionava-se os temas diferentes mais traziam-se em forma de ensaio referente a religiosidade popular em Monte Santo, o cangaço, entre outras versões e do ouvir falar sem aparecer a fala. Apareceram elogios a políticos, às mulheres e o cangaço com mini biografia de Virgulino Ferreira da Silva, outra mini Biografia a José Domingos dos Santos, o Zé Sereno e outras Biografias, não haviam fontes documentais e históricas e impressas dentro do Livro Monte Santo Histórias que o Povo Conta, tinham textos diferenciados, tratavam-se de artigos maus ensaiados onde os temas vão mudando para a religião Afro, encontravam-se textos que mencionava-se a Guerra de Canudos, a Pedra do Bendegó, o coronelismo, elogios biográficos a pessoas simples e também autoridades e principalmente aos políticos do passado ao atual de Monte Santo do Sertão da Bahia.

Faltaram as falas das pessoas expostas em fotos na capa do Livro, já citado, por isto o revisor José Gonçalves do Nascimento, passou despercebido, os erros de digitações e de datas. Portanto escrever precisa analisar bem as informações, checando-se para não plagiar e tendenciar-os.

As críticas diretamente e interrogativas pode alertarem o leitor e a leitora mais compreensiva a entendê-las , com noção. Por isso os elogios pode trazer uma reflexão crítica, enquanto isto, analisamos esses confrontos de ideias contra o lado conservador. A autora Maria Socorro Cabral, essa trouxem textos em crônicas, e memórias e Causos, e usou o imaginário popular, as falas dos populares não foram impressas.

Naquela noite de Sábado, 09 de Julho de 2022, tevem apresentações com dança da Peneira e o menino com o Berrante Manoel (Victor), estava presente Camila Severo Matos e outros convidados, desfrutam-se do Coquetel, José de Jesus como Guia do Museu do Sertão, esteve presente e saiu sua foto na capa do Livro de Monte Santo, historias que o Povo Conta, a Tese de doutorado de R.P.V.F. Caatinga e o Novo Sertão, mencionando-se aos 4 Município Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá Bahia, não apareceram os depoentes e entrevistados os poetas e os cordelistas, falar da culinária da Capital Salvador Bahia ao Sertão, o Livro desse autor que indiretamente tornou-se omisso, usou algumas fontes de Livros como complemento textual. Nesta segunda-feira, 25 de Julho de 2022, Monte Santo completa 93 anos de Emancipação Política, foi decretado em 25 de Julho de 1929, pelo Decreto de Lei de nº 2.192, por Vital Soares Governador.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 25/09/2022
Código do texto: T7614063
Classificação de conteúdo: seguro