DIA SANTO

A temporada de caça aos votos este ano está chegando ao fim. Ainda bem. Nesse período foram utilizadas armas de todos os calibres, por certos caçadores de pontaria duvidosa.

A eleição será no domingo, em todo o Brasil. É uma oportunidade histórica. Nesse dia – depostas as armas - você, digno cidadão, tem o comando. Vossa Excelência é você. Por isso, não subestime o seu voto como se ele fosse um grão de areia no deserto. Pelo contrário, é nesse dia que todos – o pobre, o rico, o negro, o pardo, o homo e o heterossexual - somos verdadeiramente iguais, conforme prega o art. 5º. da Constituição Federal.

O seu voto, o meu, o do vizinho e dos demais eleitores desaguarão, como os rios, num oceano de cidadania.

Portanto, amigo(a) eleitor(a), faça do próximo dia 02 de outubro não um simples feriado, mas uma nova proclamação da República. Um dia santo. A Deusa-Urna espera você e não fará nenhuma distinção de credo, sexo, raça ou posição social.

Não a decepcione, portanto.

Vista sua roupa domingueira, perfume-se, beije seus filhos (ou seus pais) com redobrado carinho e dirija-se para lá, para o templo.

Mas não se apresse, meu amigo. Antegoze o momento.

Se houver fila na seção eleitoral, não se irrite. Não é fila de banco. Ninguém vai tomar seu dinheiro.

Aliás, se eu fosse você, não votaria de imediato, contrariado, como se estivesse numa reunião de condomínio.

Se o voto é sigiloso, a urna é sua namorada secreta. Aquela que você só encontra de quatro em quatro (ou dois em dois) anos. Corteje-a. Toque-a com dedos de veludo. Teclas se farão pétalas, e ela se abrirá ao seu toque.

E, aí, quando finalmente você lhe entregar ou digitar seu voto, como uma oferenda, faça-o com fé, amor e confiança. A fé com que o enfermo reza pela sua cura. O amor com que a noiva se despoja de sua virgindade. E a confiança com que a criancinha indefesa dá a mão ao pai.

Vai ser assim que eu votarei no dia 02 e, quem sabe, no dia 30.

Se você fizer o mesmo – e sua família e seus amigos e seus vizinhos – evitaremos um fenômeno que normalmente ocorre depois das eleições: a caça vira caçador. Caçador de emprego, de saúde, de segurança, dos direitos mais elementares.

Que só lhe serão prometidos, de novo, passados outros quatro anos.

Estamos combinados, então. Dia 02 de outubro. Uma nova proclamação da República.

Você não vai perder essa oportunidade, vai?

Pereirinha
Enviado por Pereirinha em 17/09/2022
Reeditado em 17/09/2022
Código do texto: T7607897
Classificação de conteúdo: seguro