MINHA EXPERIÊNCIA COM A COZINHA ALEMÃ (SPAETZLE)

 

 

Foi com Gudrun que aprendi a fazer esse macarrão fininho e leve, tão apreciado, da culinária alemã. Como eu não tinha um modelador, usado na Alemanha, improvisei com um escorredor, passando a massa mole pelos furinhos, formando gotas, para dentro de uma panela com água fervente. Escorrida e ainda quente, serve-se passada em molho de manteiga aquecida e guarnecida com cebolinha. Bem fácil e gostosa receita.

 

Gudrun é um nome popular na Alemanha. Tem origem na Mitologia Germânica. Conheci esta simpática alemã e sua família quando vieram para Curitiba com a tarefa de tomar as primeiras providências para a instalação da fábrica de máquinas industriais de costura, a Pfaff. Lecionei português para ela e seu marido Friedrich, por alguns anos, até que se sentissem seguros e confiantes com a língua. Como eu trabalhava durante o dia e eles também, as aulas eram ministradas à noite. Um motorista, com carro da empresa, vinha buscar-me em casa e me conduzia à moradia deles, depois me trazia de volta. Só não dei aulas para suas crianças, Hubert, Helmut e Linda, porque frequentavam regularmente uma escola brasileira.

 

Os dois adultos eram alunos muito interessados e, ao longo do tempo, desenvolvemos grande amizade. Logo, eu era convidada para almoços e jantares, festas de aniversário em sua casa e mais tarde, eventos na fábrica.

 

Entretanto, os tempos passaram. Seus filhos cresceram e foram estudar na Alemanha. Nesse interim, adotaram uma menina brasileira, a Liane, que seguiu alguns meses depois com os pais para a terra natal destes, Regensburg. Um ano mais tarde, Friedrich foi trabalhar em uma filial da empresa em Macau, graças ao português que aprendera, e o casal mudou-se novamente outras vezes. Mudanças de endereço, de sua parte e da minha, fizeram com que perdêssemos o contato. Tentei encontrá-los na Internet, sem sucesso. Foi uma pena!

 

 

 

Ingredientes do Spaetzle

 

2 xícaras de trigo

3 ovos médios

Pimenta e sal a gosto

1 pitada de noz moscada

3/4 de xícara de água, em temperatura ambiente.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 11/09/2022
Reeditado em 11/09/2022
Código do texto: T7603507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.