OS CORRUPTOS E A DIVINA COMÉDIA DE DANTE ALIGUIERI.

Defendidos políticos por sistema jornalístico que devia se manter isento, tendo antes em 2018 contestado fortemente o que agora aprova, o mal corretamente revelado pelo judiciário, ontem, desnudou-se a realidade dos fatos, em coincidência de festa cívica com proximidade de eleições.

Viu-se com força e clareza, o que a história já testemunhava no correr dos pleitos, esvaziados institutos de pesquisa capciosos e partidários.

Não cabe inferir nenhum uso de máquina pública, pelo simples fato do aniversário da independência estar na vizinhança da eleição presidencial. O QUE NÃO ACONTECEU ANTES. É desqualificar as forças armadas dizendo que foram usadas. Adequou-se as datas coincidentes. Onde as multidões que acorreram à festa cívica foram subvencionadas pelo governo? Foram com os próprios pés e seus recursos, sem ônibus pagos, e sem nenhuma alimentação provida por partidos.

Em genial obra, segundo monumento literário do mundo depois da Bíblia, de Dante Alighieri, a Divina Comédia, indica a expiação que afligirá malta de pecadores. Assim restarão os corruptos.

Dante Alighieri mudou de certa forma a cultura cristã. Inferno e Céu formam o inconsciente coletivo.

Retrato nebuloso e temido o sofrimento do inferno cheio de fogo e piche ardente; a pez.

A “Divina Comédia” mostra a viagem de Dante pela inferno guiando o poeta Virgílio, na procura de sua amada Beatriz que estaria no paraíso.

O ciclo destinado aos corruptos é o oitavo. Nele o Inferno chama-se Malebolge (fraude) traçado na pedra da cor do erro, bem como todo o muro do entorno. Nesse espaço penam os fraudulentos. O Malebolge está fragmentado em dez bolgias.

A quinta está destinada àqueles que desviaram o dinheiro público deixando as populações sem atendimentos básicos, assistência, ensino provedor de dignidade e dos direitos fundamentais. É a “Vala dos corruptos”. Nela os corruptos estão submergidos em um piche fervente. No Brasil, grande parcela de políticos aguardam na fila o ingresso nesses horrores, talvez assim pagarão um pouco o que trouxeram de sofrimento para os desassistidos ; os corruptos que tentam ficar com a cabeça acima desse fervura, são espetados por flechas atiradas por demônios.

Em vida, os corruptos tiraram proveito da confiança que a sociedade depositava neles; no inferno estão submersos em caldos, escondidos, pois suas negociações eram feitas às escondidas. Uma ótima perspectiva para aqueles que assassinaram gerações com seus atos ímprobos.

Quem, corrompido, pode garantir não ser esse o destino para si reservado?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/09/2022
Reeditado em 08/09/2022
Código do texto: T7601216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.