O Invisível - Ah, se eu te pego!

Às vezes é preciso remar contra a maré e dançar um samba quando na vitrola toca um tango. O ontem acabou e o amanhã, quiçá? Mas, em meu pensamento ninguém manda. Quando quer, em plena avenida, é capaz de despir alguém. Almoço aqui e janto no Quartier Latin. Durmo numa suíte presidencial em Londres e ainda chego a tempo de assistir pela manhã, em Mônaco, a corrida de Fórmula Um. Você sabe com quem está falando? Sim, com um futuro cadáver, que daqui a pouco será apenas pó e mais um pouco, só uma foto na estante da sala, depois, nem isso. A gente não pode ser só isso. Um corpo, uma cabeça, um pensamento pequeno num quadrado. Isso é só um pedaço de milésimo do que somos. O pensamento é bem mais. Tem mais força do que imaginamos. É nele que está o esconderijo onde ninguém nos acha. "Penso, logo existo" disse o filósofo e matemático francês Rene Descartes. Mas só existir, é pouco, eu figo. É preciso viver, corpo e espírito. Penso, portanto sou e, se sou, não posso só ser. Sou mais que isso. Preciso ser mais do que fui. É preciso ir além do horizonte. Só não consigo, ainda, por mais que eu tente, é enxergar e encontrar no ar o teu pensamento. Ah, se eu te pego!

Jandiel

Jandira Leite Titonel

jandiel
Enviado por jandiel em 03/09/2022
Reeditado em 06/01/2024
Código do texto: T7597449
Classificação de conteúdo: seguro