Ser mulher (Tebet)

Escrevi anos atrás um poema com esse título. Está no Recanto de Letras. Nele, fiz em verso minha visão do que seria ser mulher naquela época. Dizia que colaborávamos com os planos divinos, que acalentávamos a humanidade, do carinho e amor que somos capazes de sentir, da eficiência que nos é peculiar quando o tema é nosso foco, do poder de transformar situações. O lado cor-de-rosa de ser mulher.

No o artigo do Tiago Amparo sobre a senadora Simone Tebet, o autor discorre sobre o debate presidencial, no qual ela sem dúvida, se saiu bem e se tornou objeto de sonho do poder por juntar todas as virtudes de mulher. Mas de que mulher falamos?

Depende do prisma que olhamos. Quando escrevi o poema, tinha uma visão “romantizada” do lugar da mulher no mundo. Isso dá a visão da Tebet no mundo, que no máximo que eu posso idealizar. Sou pobre, tive uma vida confortável até certa parte de minha vida, mas depois do divórcio, comecei a ter contato com a minha verdadeira realidade: pobre, mulher, negra, mãe de deficiente. A visão romântica da vida se desfaz na primeira dificuldade que a mulher tem. Nessa hora se torna uma leoa na defesa da prole. Os filhos, as necessidades deles, nos moldam. Quando isso acontece nos transformamos em guerreiras. Sem esquecer, temos a humanidade como irmã.

A senadora, agiu como uma feminista, mas não como uma mulher – não a que dorme de madrugada e levanta na mesma hora para trabalhar no primeiro turno de trabalho, tenta engolir o almoço para pegar o segundo turno de trabalho e vai para a casa( se tiver) assumir o terceiro turno de trabalho. Tempo para ela? Dorme com o resto de creme no cabelo, se tiver o creme. Banho de 5 minutos, no intervalo de uma tarefa ou outra.

Muitas vezes a contribuição masculina é na alimentação, e na divisão das contas. Nem imagina a vida, a história da senadora. Mas como mulher vê a fala em defesa da jornalista. Na pouca ou nenhuma educação que a vida lhe propiciou, encontra um discurso que parece o seu.

Tebet representa aquela mulher que foi criada como uma princesa que sempre teve tudo em tempo e na hora. Filha de um deputado conservador, entrou na política. É senadora, que teve todas oportunidades que ser rica, branca além de poder utilizar todas as qualidades de ser mulher sem ser limitada.

Realmente, igual a outra!