O Coração e a Mãe

No mínimo curiosa a chegada do coração de Dom Pedro I ao Brasil nesses dias. 

 

“No ano de 1822, em meio aos acontecimentos que antecederam o 7 de Setembro, Dom Pedro I, então príncipe regente, sai em viagem pelo Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de apoio para manter a unidade e fazer a independência do Brasil. Consta nos registros que, em sua histórica viagem para São Paulo, o jovem Príncipe, ao passar pelo Vale do Paraíba, fez uma parada em Aparecida (na época parte de Guaratinguetá) no dia 22 de agosto. Relatos da época contam que o Príncipe Regente quis rezar diante da imagem de Aparecida. Passando no antigo Santuário, subiu a ladeira e orou diante da Imagem de Nossa Senhora, pedindo a graça de ser bem sucedido em seus objetivos políticos, e fazendo a promessa de lhe consagrar o Brasil, caso resolvesse favoravelmente a complicada situação do país. Poucos dias depois, os acontecimentos resultariam na proclamação da Independência do Brasil.”


(Imagem: The Flight into Egypt. Girardet.)

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 25/08/2022
Reeditado em 01/03/2023
Código do texto: T7590791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.