O que nos move

O sujeito me disse:

- O que importa é a verdade. Eu sou movido pela verdade!

Não consegui me conter e deixei escapar um sorriso de canto de boca. O sujeito percebendo, inquiriu:

- O quê?

- Nada.

Respondi sem conter a ironia que insistia em se mostrar em minha face.

- O quê?

Ele insistiu. E eu:

- Desculpe-me, não quero atrapalhar suas fantasias, amigo. Mas ninguém é movido pela verdade, mas pela dúvida. Entendo que seja nobre dizermos: "sou movido pela verdade" ou "meu objetivo final é a verdade". Mas, sabemos que se alcançarmos a verdade seremos certamente frustrados. A verdade é aniquiladora. A verdade é única e somos muitos. Então, sejamos sinceros e deixemos esta senhora lá, bem distante de nossas vidas, de nossas fantasias, sonhos, desejos. Nós somos movidos pela dúvida. Esta sim justifica nossa existência, pois ela é plural assim como nós. É ela que nos faz levantarmos todos os dias em busca de nossos ideais. É ela que nos faz escrever. É ela que nos dá esperança. Deixemos a verdade para os obtusos e cultivemos, cada um, suas melhores dúvidas.

Ele me ouviu calado e pensativo. Em sua face pude ver que não foi convencido, pois a dúvida era uma palavra proibida em sua visão de mundo e a verdade tomava todo seu lugar em seu imaginário. Despedimo-nos.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 08/08/2022
Código do texto: T7577796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.