A BRISA DA MANHÃ

A BRISA DA MANHÃ

Prenúncio de um novo dia! Enquanto as folhas caem vagarosamente, empurradas pelo vento calmo, sentado junto à mesa, o café da manhã já me espera. Eu mesmo preparei a mesa por sempre eu a acordar mais cedo, ela sempre espera pelo cheiro do café para se levantar. Logo que surge, seu rosto ainda amarrotado, não esconde a alegria por um novo dia, uma nova manhã, parece que me dizendo: acordei em paz, como em paz havia dormido, é a vida para quem ama viver. Vejo a grama ainda molhada pelo sereno da madrugada de inverno, são gotículas tão pequenas que apenas ilude os olhos preguiçosos, aceitando em vão que as plantas estejam satisfeitas. As rosas vermelhas, como que cheia de sangue na veia, parecem me encorajar e dizer: acorda! O dia já começou, acabe com essa preguiça. Quero sorrir para a vida, esticar os braços, bocejar como um leão que acorda, sentir o cheiro dos jasmins invadem minhas narinas, como que pedindo um beijo. Pego o meu regador e bem lentamente saio andando como que dando um bom dia a todas as plantas do meu jardim. Nesta hora, a minha amada me acompanha, ainda mastigando uma deliciosa torrada de pão na chapa, e aos poucos começamos a primeira conversa do dia – como são lindos os cravos! Só os cravos? E as rosas não? Instante em que desvio o chuveiro do regador e ela reclama: você me molhou, não viu? Verdade, não vi... ora, ainda é o frescor da brisa da manhã, o dia está apenas começando! Talvez, assim, a expressão de nossa primeira oração ao bom Deus, criador das belas flores que em cada dia desabrocham ao som das músicas tocadas pelos ventos que chacoalham as folhas e os sons se misturando aos cânticos dos passarinhos, que também acordam bem cedo – é a vida, um novo dia, uma nova manhã. É, mas, chegou a hora de partir para o trabalho e, por certo, será bem diferente do momento em que passeava pelo jardim. Começo a pensar nos papeis deixados sobre a mesa de trabalho, os processos não concluídos. Indo pelo caminho, começo a pensar na agenda do dia e por onde começar. Em lá chegando, estou de novo junto à mesa, abro a agenda, estabeleço o primeiro assunto a ser atacado, mas antes disso, pensando como se estivesse no meu jardim, faço a minha oração: Senhor, sei o quanto o Senhor é bom pra mim, nem sei se posso pedir alguma coisa, ou talvez, somente agradecer. Porém, eu sei que a minha pequenez me julga e às vezes me faz sentir fraco, mas quando começo o meu dia e me lembro do jardim, me encorajo, pois bem sei que assim como o Senhor cuida das flores e dos passarinhos, a minha fé se eleva até teu trono de graças, sei que cuidará de mim. Então, quero apenas... não sei se, dizer bom dia! Não! Sou eu quem precisa de um bom dia. Então, eu digo: estou aqui de novo no meu trabalho, obrigado por mais esse dia, que as dificuldades que encontrar sejam resolvidas como um regador na minha mente e coração, que minha alma suspire confiança, coragem, determinação em tudo que for fazer nesse dia. Amém! Ha, havia me esquecido, eu sai sem dar aquele beijo na minha amada, que pena, ela deve ter ficado triste. Pego o meu telefone e, bem disfarçadamente digo: oi amor! saí apressado e acabei esquecendo de uma coisa. – Que foi? Quase fiquei sem fala, parece que ela nem se tocou, parece não ter feito nenhuma diferença. Retorno meio encabulado, e apenas digo: tudo bem! Já está resolvido. Pensei, amanhã vai ser diferente, quero sentir como nas brisas de cada manhã – assim como as flores precisam de agua, ouvir nossos elogios por tanta beleza e perfume, as pessoas também precisam sentir a brisa de uma palavra de elogioso, ainda mais em se tratando da pessoa mais importante da minha vida. Como posso me descuidar de valores tão caros e tão importantes para a vida? Começo a pensar como que querendo dividir a culpa com todos os maridos da terra – como os homens são brutos, alguns nem gostam de flores; outros acham que cuidar do jardim é uma chatice, perda de tempo. Me pergunto: então, porque Deus teria começado tudo a partir de um lindo jardim? Para quê, teria feito as flores, dando a cada uma delas características distintas umas das outras, perfumes variados. E os passarinhos, cada um com sua música tão peculiar – cantando em todas as manhãs quando me levanto. Quero aprender a ser bom, quero aprender a ser melhor, quero aprender como ser agradecido em todas as manhãs – banhar o meu coração com a brisa da sabedoria, sabendo que vou precisar cobrir minha vida de paz e de amor como a brisa da manhã. Obrigado Deus!

26-07-2022