Essencial

A gente quer tanta coisa... Eu preciso! Eu necessito! Não posso viver sem isso! Na verdade, existem pouquíssimas coisas sem as quais a gente não pode viver: ar, água, comida, abrigo contra as intempéries... O resto são comodidades, confortos, supérfluos. Coisas que até achamos que não podemos viver sem, tipo, internet, por exemplo... Claro que trabalhamos (e muito!) para podermos ter nossos prazerezinhos. Merecemos, sim, nos presentear com algum luxo. Só que, muitas vezes, exageramos. Eu, por exemplo, podia ter menos sapatos...

 

A mesma máxima se pode aplicar às pessoas que estão à nossa volta. Tanta gente que não vale a pena ter por perto, sugadores de energia, pessimistas de plantão, pessoas que só merecem mesmo nossas orações. Mas a gente vai empurrando com a barriga, sem perceber o mal que estamos causando a nós mesmos. Dizemos, não posso viver sem fulano! Ah, pode. Na maioria das vezes, até deve!

 

Aprendi, a duras penas, que não posso mudar ninguém. Só a mim mesma. Nossa caminhada é solitária. Ninguém pode trilhar o caminho do outro. As lições a serem aprendidas são únicas e intransferíveis. Não dá pra colar as respostas do coleguinha na escola da vida...

 

Por isso, como diz o Dr. Dráuzio Varella, não tô nem deixando barato: tô deixando de graça mesmo... Abstraio e finjo demência, porque, em 99% das vezes, não vale a pena. Não mais permito que o inferno do outro invada meu paraíso e destrua a minha paz. O lixo que o outro tenta jogar no meu quintal vai ficar é com ele mesmo, porque não abro a porta.

 

Precisamos uns dos outros. Mas essencial, só nós mesmos. Como diz um dito jocoso, ai de mim se não fosse eu!

 

É isso. Gosto de você. Mas venha manso, venha suave, venha em paz. Senão, vai ficar falando sozinho. Vou mudar meu rumo e me afastar de você. Faz bem pra saúde do meu corpo e da minha alma. Sopro tudo pro infinito! E sigo. Feliz.

Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 26/06/2022
Código do texto: T7546051
Classificação de conteúdo: seguro