Unidade Escolar João Ferry

Quando eu me dei por gente já havia esta escola João Ferry, em Agricolândia, Piauí. Construída no bairro cidade nova numa boa localização foi inaugurada na época em que o meu amigo, o saudoso Professor José de Arimathéa Tito Filho, presidente da Academia Piauiense de Letras, era secretário de estado da educação.

Tive a curiosidade de saber quem foi o tal João Ferry, já que em Agricolândia não havia nenhuma família com esse sobrenome. Eu queria saber o que ele fazia e porque a escola ficou denominada assim.

Um dia estava em visita a Academia Piauiense de Letras, a qual o mesmo professor Tito Filho era presidente, eu disse que era natural de Agricolândia e por acaso ele me contou que quando era secretário da educação esteve em Agricolândia para a inauguração de uma escola, mas que ficou muito surpreso porque quando chegou lá a escola nem nome tinha ainda.

O professor Tito Filho perguntou então ao prefeito e aos diretores da escola se havia algum nome representativo no município com o qual a escola poderia ser “batizada”, algum poeta, escritor... (?) (Claro, como escritor, ele queria puxar a brasa pra sua sardinha...).

Então responderam que houve um tempo que passara pela cidade um guarda livros (Contador) e que escrevia uns versos, se chamava João Ferry. O professor Tito Filho disse: Está resolvido, a escola vai ter o nome de Unidade Escolar “João Ferry”.

Continuando a minha pesquisa descobri, lendo um livro do meu amigo escritor Herculano Moraes, Visão Histórica da Literatura Piauiense, li que João Ferry, que era João Francisco Ferry, nasceu em Valença, Piauí, em 16 de Abril de 1895, de origem humilde não teve como estudar recebendo as lições das primeiras letras dos seus próprios pais, no casarão espaçoso à entrada de sua terra. Foi poeta, jornalista, teatrólogo, membro do Cenáculo Piauiense de Letras. Publicou algumas obras e morreu aos 66 anos de idade. Segundo o historiador J. Miguel de Matos.

Em Piripiri foi grande amigo do poeta, Osiris Neves de Mello a quem dedicou a poesia: "PIRIPIRI.", a mais significativa sobre a cidade. Na comemoração dos 100 anos de Piripiri, João Ferry foi homenageado (In Memorian) e agraciado com a “Comenda Juncal”, dedicada àqueles que se destacaram na história do município. João Ferry foi nomeado em 1931 coletor Estadual na cidade.

Honório Saraiva Barbosa, poeta da cidade de altos, declara que ele possuía o curso de guarda-livros, do antigo colégio do guarda-livros João Ferry. Indicando com isso que ele era professor nesse campo da contabilidade.

João Ferry é patrono da cadeira nº 06 da Academia Valenciana de letras, que leva o nome “Confederação Valenciana”, da qual é ocupante o escritor Jonas Piauí e patrono da Cadeira nº 38 da Academia Piauiense de Letras, que era ocupada pelo escritor Manuel Paulo Nunes.

Tem-se notícias de que o poeta João Ferry, foi secretario municipal em Pimenteiras, no governo de Zacarias Sousa. Inteligente, versátil e repentista, com grande talento e tudo mais que se possa imaginar quando o assunto era versificação.

Há ainda o registro da passagem do poeta João Francisco Ferry pelo município de São Miguel do Tapuio, cantando a história da velha gameleira, nos seus versos.

Nada contra o escritor João Ferry, que já morreu há décadas, mas justiça seja feita, se é para homenagear um escritor da cidade de Agricolândia, a oportunidade pode ser agora. Inclusive com o escritor vivo, depois que morrer de nada valem as homenagens, honras ou os elogios. Será motivo de orgulho para o próprio povo.

Portanto, nesta nova fase, em 2011, com essa reforma, que mais parece a construção de um novo prédio, é hora de uma guinada não só na estrutura física, mas na estrutura da denominação, aliás, ao invés de Unidade Escolar, que não se usa mais, Colégio Estadual.

Poeta Camilo Martins