O JOGADOR BEM VESTIDO

Certamente o leitor vai convergir. Na minha razoável e modesta experiência de Brasil, identifiquei uma espécie de jogador. Não é o jogador profissional, quem tem espaço aqui na crônica é aquele jogador de racha, pelada, futezinho, soccer, como queira chamar pela sua região. Tal jogador é o bem vestido, ou o arrumadinho.

O jogador arrumadinho é aquele rapaz que compensa na indumentária todo o talento que não tem. Seus colegas já chegam ao local de chuteira, se no campo, ou de tênis, se na quadra, mas ele vai de chinelo ou de tênis social e se calça ali na frente de todo mundo, usa duas meias, uma tornozeleira, uns esparadrapos e tudo isso antes de passar um creme para não ressecar os pés. Usa um rolo de Kinesio Tape, aquelas fitinhas de fisioterapia azuis, em cada joelho. Ah, e não podemos nos esquecer das caneleiras e das joelheiras.

A gente entende que o momento da glória dele é justamente o de se arrumar, assim como para o artilheiro é fazer os gols e para o goleiro é as grandes pontes. Então ninguém reclama dele tomar vinte minutos para seus rituais antes de entrar em campo.

Além disso, ele usa short e camisa térmicos e um spray no cabelo que não deixa uma mecha cair sobre a testa. O jogador bem vestido vai sai quase como um cavaleiro medieval dentro do seu elmo.

Aqui acolá, ele engata um drible. Eventualmente sai um gol de perna esquerda e a turma o chama de Garrincha. Ele acha muito bom, mas depois sai um gol de perna direita, então ele se diz ambidestro e coloca isso na bio do seu Instagram, rede social inclusive em que ele sempre posta as fotos do racha, com a legenda embaixo: “Por hoje tá pago, só gratidão!”

Por falar em fotos, ele evita a todo custo publicar fotos depois do jogo, porque estará suado e desfigurado demais. Suas fotos são de antes das partidas. Durante o momento desportivo, ele deixa seu celular com quem estiver de time de fora e passa o tempo a comentar: “Filmou isso?”, “Conseguiu pegar o lance?”, ao que seus amigos levantam o polegar para confirmar e isso o anima.

O jogador arrumadinho é aquele sujeito que elenca bem as diferenças entre cada fornecedor esportivo. Sabe os prós e os contras de cada uma das grandes marcas e discute sobre isso enquanto a patota debate os lances polêmicos do racha.

Por favor, leitor, não pense que estou condenando o arrumadinho, pelo contrário estou escrevendo isso para defender esse personagem. Todos nós precisamos de um arrumadinho no time por pelo menos três razões. Primeiro, porque eles são aquele tipo gente boa, sabe? Fazem amizade e são leais, porque sabem que você está se arriscando quando o coloca no time.

Segundo, porque eles não vão te zombar quando você comete falhas. Ele sabe o que é passar por isso mais do que ninguém, ele vai te defender e mandar você levantar a cabeça. Terceiro, porque eles costumam levar muitas pessoas para assistir à brincadeira e somente quem tem um arrumadinho no time sabe o que é ter torcida.

Vida longa aos arrumadinhos! Aconselho o leitor a dar oportunidade para os amigos que se enquadrarem nessa descrição. Se for você mesmo, leitor, que se identificar como arrumadinho, será uma honra ter você no meu time. Tem futebol todo sábado lá na Lagoa da Fazenda, às seis da manhã.

Wesley Ribeiro Dias
Enviado por Wesley Ribeiro Dias em 22/06/2022
Código do texto: T7543511
Classificação de conteúdo: seguro