Saúde e bondade.

A humanidade, como sociedade e analisada de forma geral, evoluiu muito e está em constante transformação, para melhor. Isso não significa que ainda persistem situações que são absurdas e retrógradas quando analisadas à luz do progresso tecnológico e da inteligência humana.

Quero me referir a uma dessas situações, aqui no nordeste, que é um dos muitos aspectos das festas juninas que ocorrem por aqui no mês de junho.

Em muitas ruas os moradores amontam madeiras em grandes volumes (muitas toras). Em algumas ruas é possível verificar que TODAS as casas, em separado, individualmente, fazem a sua fogueira.

Isso é tradição. Como tal, como TRADIÇÃO, tem valor afetivo, histórico, de memória...

Em dias de queima mais ou menos sincronizada, a cidade vira uma fumaceira generalizada. Para quem tem problemas pulmonares e afins, sofre muito com a respiração. Inclusive há pessoas que precisam ir aos hospitais por causa dessa fumaça toda.

Além do mal que as consequências da fumaça causam às pessoas, a fumaça causa também muito mal aos animais, gatos e cachorros, e ESPECIALMENTE à natureza. Há outros males ainda decorrentes, que para alguém que defenda esta tradição, caso queira saber, é só estudar ou se informar.

Então, vamos ‘destruir/anular’ a tradição?

Não é necessário.

Tudo na vida cultural, portanto, da humanidade pode evoluir e deve evoluir.

É possível pensar em qualificar as tradições evitando que elas sejam produtoras de malefícios em nome do prazer de alguns.

Seremos uma sociedade melhor na medida em que pensamos no bem coletivo em vez de pensar só no nosso prazer.

Qualquer realidade ou situação que promove o mal, NUNCA será algo bom, EM SENTIDO COLETIVO.