VIVER VALE A PENA

Fui um infante montanhês.

Eu fui um menino que brincava com os brinquedos que eu mesmo fabricava.

Já tomei banho de bacia, de rio, de lagoa, cachoeira, mar...

Já ajudei papai a adestrar boiada, matar e cuidar de capado gordo.

Ajudei e aprendi a fazer cerca de arame farpado para cercar o gado.

A perfurar lugares úmidos para aumentar a nascente de água.

Cavalguei por entre pastos aboiando o gado ou correndo estradas para um laser abençoado.

Ajudei a plantar, cuidar e colher os frutos das lavouras de milho, feijão, batata...

Já fiz farinha de milho em monjolo, fubá em moinho de pedra e canjica branca no pilão.

Já ordenhei vacas, apertei a massa coalhada para fazer o queijo.

Já ajudei mamãe a fazer comida e com ela aprendi a cozinhar.

Já me levantei bem cedinho para ir à escola aprender a ler e escrever.

No caminho da escola já chutei muita geada, com ki chutes novinhos e também usados.

Já comi pão com groselha, com mortadela e até com sardinha para ludibriar a fome.

Já fui ginasiano e colegiado ficando sempre entre os dez melhores da sala.

Aprendi a datilografar e no exercício fui até professor.

Já fiz tricô maquinado e com o dinheiro ganho paguei o material de estudos no colegial.

Aprendi dirigir, habilitei-me e viajei muito e por muitos cantos desse mundão de Deus.

Já frequentei uma faculdade e nela tive a oportunidade de me formar.

Fui professor, aprofundei em história, dei aulas e palestras, orientei multidões e com elas aprendi mais e mais sobre a vida.

Já plantei árvores de lei e frutíferas e comi dos frutos que elas produziram.

Já escrevi muita prosa poética, muitas poesias, crônicas que armazenam conteúdos para vários livros.

Já trabalhei em muitos lugares e em várias áreas.

Constituí família, nela vivo o mistério em ser pai e a minha segurança familiar.

Já passei por momentos maravilhosos e momentos dificílimos sem perder a fé e a esperança.

Por isso e muito mais é que eu digo: valeu e continua valendo a pena viver!

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 01/06/2022
Código do texto: T7528798
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.