DISPENSANDO FRASES SOBRE MEU ANIVERSÁRIO

18 DE MAIO de 2022

Há alguns anos, estou agora meditando, lembrando que completara 60 anos, depois 70 anos de idade. Como o tempo passa! Com o tempo passei e agora já sou uma pessoa idosa. “A melhor idade”... Onde se encontra o melhor na idade que hoje me encontro inserido há anos? Não lamento o avançar da idade, não me revolto com as voltas que a vida dá, simplesmente me descubro limitado em gestos e caminhar, pouca coisa ainda que, gradativamente, hoje sei, no futuro a limitação será maior. O que fazer? Correr contra o tempo, exercitar-me, selecionar a alimentação, tentar voar baixo porque minhas asas já não possuem o vigor de uma juventude distante. Seja bem vindo o envelhecimento e o recebo como uma bênção de Deus. O espelho revela a minha realidade sem maldade, sem a menor falta em seu julgamento, espelho realista e nada mais. Todos envelhecem, eu não faço exceção, sou mais um que atravessei desafios, enfrentei a morte mesmo sabendo que ela me espreita e, mais dia menos dia, sucumbirei à sua fatal missão: ceifar vidas Jamais me propus tornar um novo Dorian Grey, personagem criado por Oscar Wilde, que mesmo conservando uma juventude diabólica, revoltou-se contra ela. “Definir é limitar” segundo o célebre escritor, por isso nada defini porque procurei não me limitar, descobrindo que muitas coisas na vida são preciosas justamente porque possuem vida curta mesmo guardadas na memória. Cada um de nós nos deparamos ao longo da existência com o céu e o inferno. Cabendo a cada um de nós celebrarmos a opção escolhida. Depois os resultados dessa escolha advirão. Agora, estou definitivamente na faixa da pessoa idosa que foi se apossando de mim de forma sutil, sorrateira à feição da estação hibernal. Envernizo os cabelos com um castanho artificial, única forma encontrada para manter um elo com a juventude, pelo visto não ficarei careca, apesar de algumas falhas no coro cabeludo. O importante é que abraço a fase idosa da existência, abraço o entardecer da vida com força e dignidade. Não sou velho, abomino a velhice, a implicância de quem não aceita a nobreza desta fase. Muito menos não sou jovem. A juventude passou tão veloz que nem me apercebi deste fato justamente porque "a primavera passa e depois volta; a mocidade não nos volta mais". Nos momentos de cansaço peço a Deus que renove as minhas forças, me faça forte para que eu possa continuar me descobrindo e, seguindo o apóstolo Paulo, oferecer a água e vinho em honra a Jesus Cristo. Em realidade, não me sinto confortável nesta fase de idoso, o que me alegra é a benesse da longevidade, pois a pessoa idosa é apenas um status no conceito da sociedade. Neste dia de hoje, 18 de maio, data do aniversário do meu torrão natal, São José dos Bezerros, onde nasci às 22:30 horas, na Rua Major Miguel, amparado pela saudosa parteira dona Mônica e sendo registrado como nascido no dia 19 de maio – possuo duas datas natalícias. Com a mente e força renovadas, através das vibrações das pessoas queridas que me saúdam por estas datas, pelo Criador, continuo em minhas andanças por aí afora pelos caminhos que se descortinam diante dos meus pés. Esconjuro a senilidade por enquanto, que ela se manifeste alguns anos mais tarde, quando eu me encontrar no patamar da eternidade pois ainda tenho plena consciência do que se passa pelo mundo. Não me chame de jovem porque o período primaveril já passou. Não me chame de velho porque não sou objeto ou coisa que o valha; sou humano em direção à eternidade sem fim. Sou idoso, com muito orgulho. O salmista revela o quanto a minha vida é valiosa: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,” (Sl 92,14). Enquanto buscam na juventude o parâmetro de vida, eu sei que o Criador me elegeu e me colocou nos Seu Plano, por isso me abençoa e me ensina a contar os meus dias. Deus seja louvado!