Estado de flow

Um dos vários caminhos que me levam ao estado de Flow é a dança. Como eu gosto de dançar! Quando pequena, havia a " Rádio Relógio" em que a cada segundo entre as palavras do locutor, ouvia-se um toque sonoro "Pim..Pim...Pim" ( o locutor ia dando informações, às vezes sem importância, bem rápido, tipo Você sabia -pim-pim-pim- "que os insetos são do único grupo de invertebrados conhecidos, que desenvolveram a habilidade de voar?" Pim..pim..pim..... e, acreditem meus amigos, eu me esbaldava de dançar pela sala, só som daqueles tais "Pim...pim...pim...!" Acho que por isso, danço quaisquer ritmos, embora no tango, aspire ainda encontrar um bom parceiro. Mas, acho que "sambar mesmo", eu aprendi com uma Macumba que havia bem ao lado de minha casa. Enquanto eles batiam de lá, eu sambava de cá. Já na adolescência, nas tardes de domingo, no "Clube Maravilha", em Quintino, onde eu morava, era vizinha do ZICO, mas eu já era flamenguista, ou, no "Magnatas", lá no Rocha, ambos subúrbios do Rio, eu me sentia a própria "Garota do Baile", do Roberto Carlos, em que dizia: "Quem não acreditar, venha ver a multidão que com ela quer dançar..." . Os rapazes faziam fila ou levantavam o dedinho, indicando que queriam dançar comigo! Mas, eu dava preferência aos que usavam "bigode", com direito ao bis! Há informações de que aos 20 anos de idade nossas fibras musculares produzem um estímulo que ativa todo o corpo e que este sinal torna-se 3 vezes mais fraco quando envelhecemos, imagine, no meu caso, parece que aumentou.

"Segundo especialistas em psicologia positiva, o estado de flow nos ajuda a encontrar a felicidade sem ter de procurar por ela diretamente. É um conceito bastante discutido para falar dos benefícios da concentração e foco na vida pessoal e profissional das pessoas". Refere-se ao estado mental que ocorre quando a pessoa realiza uma atividade de imersão, onde há energia, foco e prazer no momento da execução. Imagino o estado de Flow ou de fluxo de um médico-cirurgião, no momento exato de uma cirurgia. Já meu estado de Flow consigo, também, ouvindo certo tipo de música ou dançando...Viajo, no sentido figurado.

Jandiel

Jandira Leite Titonel

jandiel
Enviado por jandiel em 17/05/2022
Reeditado em 06/01/2024
Código do texto: T7518335
Classificação de conteúdo: seguro