A RESPEITO DAQUELE DIA E HORA – 1ª parte

A RESPEITO DAQUELE DIA E HORA – 1ª parte

Para o mundo incrédulo, ou ateu, “aquele dia e hora” que os crentes aguardam, o fazem por diversas razões, segundo o “Certificado de Garantia” dado pelo Criador à sua criatura. Particularmente, no que se destaca no Pequeno Apocalipse de Jesus (Mt.24.1-51). De início: “vede que ninguém vos engane...” dizendo a respeito dos falsos mestres, e, ou, do falso Cristo. Depois, acerca dos acontecimentos: guerras, rumores de guerras, nação contra nação, reino contra reino, fomes, terremotos (princípio das dores) tribulação e morte (por causa do nome de Jesus); multiplicação da iniquidade, escândalos, traição, e por multiplicar a iniquidade o amor esfriará. Assim, entremeio a todos esses acontecimentos, “o evangelho do reino será pregado por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” Assim, as razões para crer são muitas. Quem lê, precisa entender; quem busca, achará; quem bate à porta, ela será aberta. Quem não se lembra do episódio da Arca de Noé – lá foi assim, muita gente, certamente amiga de Noé até ajudou na construção, porém, não creu na mensagem de Noé – a terra será inundada, e assim foi. Quantos entraram na arca? Resposta: somente a família de Noé. A comparação aqui é a mesma, o evangelho está sendo pregado visando o fim. Quem está crendo? As previsões do pequeno Apocalipse de Jesus, estão se cumprindo? E nós por aqui em nosso torrão estivemos crendo no que disse Rui Barbosa há anos atrás – “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Dá para entender, a verdadeira profecia de Rui Barbosa? Logo, se fizermos um paralelo entre o que diz a Bíblia e o que disse Ruy Barbosa, será que se trará algum entendimento sobre o que estamos experimentando nesses dias é a mais pura realidade? Ou será que alguém ainda está vivendo a vida inútil sem perceber que as coisas estão acontecendo, e tudo o que planejado pelo Criador está se cumprindo e tão logo cegará o fim? Ou alguém está crendo que haverá um mundo melhor? Temos centenas e mais centenas de acontecimentos que nos encaminham para o fim. Por isso teríamos que parar tudo? Até que, se soubéssemos acerca “daquele dia e hora”, com certeza, pararíamos sim, ou, pelo menos estaríamos preparados. No seu Apocalipse, Jesus, deixou claro que esse momento do fim se dará em meio à normalidade de vida da humanidade – casando, ou se dando em casamento; plantando e colhendo. A questão toda sobre o grande perigo está na hora em que a porta da arca se fechar – ninguém mais entra. De igual modo, nesses dias o evangelho da salvação está sendo pregado, no entanto, ao toque da trombeta, tudo estará encerrado, quando haverá o julgamento de justos e injustos. Muito antes que nós nesses dias, os discípulos de Jesus também estiveram interessados em saber sobre “aquele dia e hora”, é claro que, quem de nós também não gostaria? Pois assim, daria tempo de arrumar a casa, acertar nossas vidas com Deus. Não é verdade? Pois bem, por não sabermos nem o dia e nem a hora, por isso que, o melhor conselho é manter-se preparado. Que o mundo anda doente, bem o sabemos. Que a iniquidade tem se multiplicado, também sabemos; que honestidade, honra, justiça, poder nas mãos dos maus – tudo isso frente aos nossos olhos, que mais esperar? Ou como esperar? Se nada sabemos – “daquele dia e hora.”