AMOR EXIGENTE

AMOR EXIGENTE

Fala-se muito em qualificação: bacharelado, mestrado, doutorado, e assim por diante.

Bacharel nisso, mestre naquilo, doutor em acolá...

Ainda não vi curso de bacharelado, mestrado ou doutorado para pais e mães.

Qualifica-se para a vida profissional, mas não se qualifica para a vida pessoal e familiar.

Qualifica-se para os trabalhos nas fábricas, mas não se qualifica para os trabalhos do lar.

Qualifica-se para convivência entre funcionários, mas não se qualifica para vida em comunidade.

E para pais e mães então...

Psicologia, psiquiatria, analistas são para loucos e não para pais.

São conversas que valem dinheiro então não são para todos os pais.

Para pais essa qualificação profissional, chama-se missão, e eles acabam aprendendo sozinhos.

A cada dia vão aprendendo a lidar com os herdeiros que vão chegando.

Eles são bonitinhos, fazem coisas engraçadas, gritam fora de hora, choram a todo o momento...

Mamam a cada duas horas, evacuam nos períodos menos esperados...

Dormem de dia para ficarem azucrinando os pais à noite!

Todos os que deparam com eles, dizem que são maravilhosos, lindinhos e fofinhos.

Quando adolescentes ficam estúpidos, acham que sabem tudo, são os únicos não cafonas...

Batem portas, quebram janelas, andam de moto, empinam bicicletas, usam roupas exóticas...

Alguns acabam sendo pais e mães extremamente antes do tempo.

E os pais ficam sem saber o que fazer.

Acham que não ensinaram nada disso.

E na maioria das vezes não mesmo.

Mas não se preparam para preparar estes.

Pais que se amam, que se beijam e se abraçam diante dos filhos desde a mais tenra idade,

ensinarão coisas a mais do que aqueles que não têm essa mesma oportunidade.

Mas também não quer dizer que os filhos destes serão melhores ou mais dóceis do que os daqueles.

Onde há mais amor e respeito, fidelidade entre os pais, conversas e silêncios, haverá mais estruturas para aqueles que chegam.

Pais que são amigos dos filhos e sabem ser autoridades sem perder a ternura, sofrerão menos mais tarde.

Não há receitas prontas para o casal que pensa em constituir uma família.

Cada casal vai constituindo a família que ele mesmo vai formando.

Numa casa onde o pai e a mãe têm coragem e o prazer de olhar nos olhos dos filhos e dizer: nós amamos vocês, com certeza esses filhos sofrerão menos, pois terão mais segurança.

Como é bom ouvir dos pais aquela frase: amo você! E o abraço com aquele beijo então...

Gerar filhos é natural entre um homem e uma mulher, amá-los e conquistá-los é uma empreitada constante.

E nesse processo, o pai vai aprendendo ser pai, a mãe vai aprendendo ser mãe e os filhos vão aprendendo a usar de maneira mais correta as coisas que estão ao alcance deles. Seja televisão, Internet, rádio, som, celular, namoro, sexo, estudo, o trabalho...

Ser pai e mãe é um dom e não uma profissão.

Sejamos solidários às mães que cuidam sozinhas de seus filhos.

Sejamos solidários aos pais que fazem o mesmo.

Família, uma conquista onde não precisa de preço, mas de amor.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 23/11/2007
Código do texto: T749122
Classificação de conteúdo: seguro