Os Efeitos da Guerra

Ninguém teria coragem de dizer que a guerra pode ter um lado bom. Seria enquadrado como demônio. Seus efeitos são tão devastadoras, que não se poderia ali encontrar um lado positivo.

Mas, um grande escritor brasileiro, do século XIX, ousou apontar alguns benefícios da guerra. Talvez baseado no adágio "não há mal que não traga um bem."

À época, os economistas já diziam que os meios de produção de alimentos do mundo não cresciam na mesma proporção de sua população, pelo que grande parte iria morrer de fome. E já existiam determinadas regiões do planeta, onde isso já vinha acontecendo.

Hoje, mesmo em plena era da globalização, ainda existe a escassez de alimentos em muitos países.

Se a guerra, em grande parte, é mais por motivos econômicos, talvez o escritor estivesse olhando para esse lado. Isto porque, até nos dias de hoje, vê-se que o poder econômico sobrepõe ao humano.

As gerações atuais, que nem presenciaram a II Guerra Mudial, estão atônitas com os motivos que, na era da civilidade, levam à tamanha atrocidade, daquele país agressor.

E o mundo, com todas as organizações diplomáticas, sempre que se reúnem, o tema é tão somente "sanções econômicas."

Assim, alguém vai sair ganhando com a guerra. Então, não condenemos o nosso escritor, pelo que ele dizia há mais de 100 anos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 07/04/2022
Reeditado em 07/04/2022
Código do texto: T7489928
Classificação de conteúdo: seguro