Sonho ou Ambição?

Pertencendo ao mesmo ninho político, o dos tucanos, dois governadores dos mais importantes estados da federação renunciam aos seus respectivos cargos, na intenção de voos mais altos. Pelo pronunciamento de ambos, pareceu-nos existir a tendência de um para sonho e do outro para ambição. Não é fácil dinstinguir essa diferença, quando nos restringimos ao vocábulo da língua portuguesa. Entretanto, pelos propósitos, pelas ações, pelo modo de agir, percebemos qual deles é capaz de "pisar no pescoço da própria mãe", para alcançar seus objetivos. Aí, sim, é mais que um sonho, é uma ambição.

Pelas pesquisas atuais, ambos depois do quarto colocado, na corrida ao Palácio do Planalto, deixar seu mandato de governador para aventurar o de presidente é ter a coragem de "mamar em onça."

Que seja sonho ou ambição, o certo é que poderíamos dizer que é uma briga entre irmãos. Ambos do mesmo ninho. Um, com a porta aberta pelo pai, e o outro querendo entrar pela janela. E o interessante é que os outros irmãos parecem preferir o que quer entrar pela janela. Ora, se os irmãos agem assim, imagine quem não faz parte da família.

Como diríamos na nossa linguagem sertaneja: "vai ser uma briga de foice." A partir de hoje, primeiro de abril, a briga vai ser de verdade e não de mentira. Pular do quarto lugar para o terceiro, depois para o segundo, e derrubar o primeiro colocado, é uma briga hercúlia. É preciso que surja um Davi para vencer o Golias.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/04/2022
Reeditado em 01/04/2022
Código do texto: T7485475
Classificação de conteúdo: seguro