Homem de Palavra

No meu velho sertão, dizia-se que "a palavra do sertanejo vale mais do que qualquer documento assinado." O cumprimento do que se dizia revelava seu caráter, sua honradez, sua ética, sua moral, pois, na visão daqule homem, não cumprir o que se promete é uma desmoralização.

Hoje, autoridades mundiais reunem-se solenemente para celebrar um pacto, diante de cãmaras das mais diversas redes de televisão, pelo que tudo fica gravado, registrado, documentado, e logo se percebe que acordos não foram cumpridos. Uma verdadeira desmoralização para o homem moderno.

E a população mundial já se manifesta cética em relação a tratados celebrados pela cúpula de instituições internacionais, numa verdadeira descrença nos seus resultados.

Confiar em quem?

Acordos de cessar fogo nessa guerra injusta entre a Rússia e a Ucrânia são descumpridos constantemente, num verdadeiro desrespeito a autoridades mundiais, como se as reuniões fossem brincadeiras de criança. Falta lá "o fio de bigode" do sertanejo, que representa a certeza do cumprimento daquilo que foi pactuado.

Deduz-se, então, que o sentido ali é sempre político, cuja tradição é realmente não cumprir o que se promete.

Eis aí a diferença entre a palavra do sertanejo e a palavra do político.

Enquanto isso, armistícios são descumpridos e a guerra continua.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 30/03/2022
Código do texto: T7484090
Classificação de conteúdo: seguro