A imprensa futebolística analisa bem?

Se é possível analisar o passado? ou somente destilar veneno no que é obvio? Aquilo que já está posto não merece ser avaliado no mundo do futebol. Sim o que há de vir. O jornalismo esportivo hoje se tornou muito mais opinativo do que noticioso. Eu tiro como exemplo, o caso da convocação passada de Tite. Que escolheu levar o Phillipe Coutinho, que ainda estava chegando no Aston Villa. Choveram criticas ao treinador da seleção brasileira, principalmente um comentarista do TNT Sports, ele disse que o então reserva do Barcelona não merecia está vestindo a camisa da amarelinha. Poucos dias depois, o meia brasileiro estreou fazendo gol e dando passe na Premier League pelo seu time e fazendo golaço com a camisa do selecionado brasileiro.

Não vi nenhuma meia culpa dos que criticaram, eles ficaram ainda na insistência do passado, de que o atleta não estava desempenhando seu papel de relevância naquele momento. Ai surgiu uma nova convocação. E agora a 'imprensa' pede Paulinho e Renato Augusto. Jogadores que há muito tempo não estão na lista de convocáveis. Se formos analisar o critério de jogador de confiança do técnico, eles dois também entram na cota do treinador, como o lateral Fagner, ambos do Timão. Mas os jornalistas tem certo viés dependendo da localização geográfica. Nenhum jogador do Nordeste está no radar, não se fala do futebol da região. Até Hulk que está no Atlético (MG), time do eixo não entra na lista, mesmo com artilharia e vontade de jogar? Seria por ser da Paraíba? Não sei dizer, mas que a forma como se conduz futebol no Brasil é um verdadeiro apartheid da bola, entre regiões.

Quem se lembra da Copa do Mundo e do discurso da imprensa, que construir muitos estádios seria a formação de elefantes brancos espalhados pela nossa nação, também deve lembrar como hoje essas Arenas são uteis para clubes emergentes que vão surgindo como Cuiabá, Ceará e Fortaleza. E mesmo que muitos tenham sido feitos com gastos astronômicos, hoje com o crescimento do futebol brasileiro temos ainda a possibilidade de termos uma Liga jogando nos locais mais modernos do mundo, para o torcedor se sentir bem e confortável.

Mas ai temos que analisar que não basta fazer bons estádios e está na elite do futebol para ser notado, tem que fazer mágica para manter as contas em dia e ainda atrair grandes jogadores para jogar a pelota por esse lado. Se vamos ter o Leão do Pici na Libertadores e o Vozão na Sulamericana, isso não é de valor nenhum para imprensa sulista, por isso devemos nos valorizar e pararmos de time misto e torcermos sim pelo nosso futebol crescer cada vez mais.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 15/03/2022
Código do texto: T7472830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.