O Adultério

Era o ano 1000 a.C. Na terra de Israel, no tempo em que o reino estava unido. Depois do rei Saúl ter já morrido numa batalha. Era o reinado do rei David. O rei David reinava em Judá e no restante Israel. Israel é o povo descendente de doze patriarcas filhos de Jacob. Este povo saiu do Egipto pela mão de Moisés, vindo a possuir a terra de Cannã, que hoje inclui todo o território que Israel, não está possuindo, mas que na verdade vai desde o rio Nilo ao rio Eufrates. Tudo isto pertence ao povo de Israel . Digam os mais sábios do que outros o que quiserem dizer! Eram tempos de guerra. Israel lutava contra os Amonitas. O rei David estava no seu palácio, no seu quarto. Resolvera não ir à batalha naquele dia, pois pensara que como rei, tinha o direito de fazer as suas escollhas. Dizia para consigo "Afinal mais uma espada menos uma, tudo vai ficar bem, quem for para morte será para a morte! Eu hoje não me apetece ir lá! ..." Mandou dizer a Joab ( Chefe do exército de Israel ) , que não ia à guerra . Estava muito calor e David saiu ao seu terraço, para se refrescar um pouco com o ar fresco que os ventos traziam. Foi assim que ao pôr os seus olhos em frente do seu terraço, viu uma formosa mulher que se banhava no seu aposento. O rei era de um nobre carácter de santidade. Era um homem de quem Deus se agradava. Mas por mais "santo" que fosse, o que estava vendo fez com que a sua natural paixão sensual despertasse em todo o seu ser! Assim sendo foi perguntar a um do seus servos " Quem é esta mulher?" Ao que seu servo lhe respondeu, Ela é Batseba, mulher do teu servo Urias, o heteu que está agora na batalha contra os filhos de Amon!" David disse, "Ide e trazei-me esta mulher! Pois muito me

agrada ela, mais que minhas mulheres e concubinas! " . Foram os servos de David e trouxeram esta mulher a David. Ele deitou-se com ela. Passados alguns dias, Batseba, percebeu que estava grávida e mandou comunicar ao monarca que ficara grávida do rei.

David ficou muito preocupado com a situação. Ao seu modo tentou resolver este assunto. Por isso pediu a Joab que dispensasse Urias , da batalha. E que ele fosse para a sua casa . Mas aconteceu que Urias , não foi para sua casa, nem se foi deitar com sua mulher. Pelo contrário ficou no palácio do rei, dormindo ao lado dos servos do rei seu senhor. Pois dizia " Como posso eu ir para minha casa!? E me deitar com minha mulher, enquanto a arca da Aliança, Joab e os servos do rei meu senhor, estão em campo de batalha? Não posso ir! Ficarei por aqui!" Fizeram saber a David que ele não tinha ido para casa. David decidiu, depois disto no dia seguinte chamar Urias para que este comesse com ele. Depois que comeu e bebeu vinho com David, ficou o marido de Batseba, já embriagado. Por isso David o mandou para sua casa. Mas mais uma noite, Urias não foi para sua casa. Antes ficou novamente a dormir com os servos do rei. Na manhã seguinte, depois de tomar conhecimento do sucedido, mandou o rei David uma carta por mão de Urias a Joab. Na carta dizia, " Coloca Urias na frente da batalha , para que morra!" E assim foi, depois durante a batalha, na maior força da Batalha, Urias morreu. Vieram os mensageiros de Joab ao rei e disseram" ...Morreram muitos servos do meu senhor! Mas morreu também Urias o heteu! Sabendo Batseba que seu marido era morto, ficou muito pesarosa e fez luto por ele alguns dias.

Depois do luto, David ordenou aos seus servos, que trouxessem a mulher para o palácio do rei, para ser esposa do rei. Mas Deus sabe tudo, e por melhor e santo que David fosse diante do Senhor de toda a terra e de todo o céu! Este acto do rei desagradou a Deus. Por isso Deus disse a David, por meio do profeta Natan , " Por que fizeste estes pecados? Eu te tirei do meio das ovelhas, porque eras um pastor! Dei-te o reino de Israel, diante de Saul, te fiz rei de Israel! Dei-te muitas mulheres e concubinas! E se fosse pouco, mais te teria dado! Para tu agora, seres um assassino e um adúltero! A Urias mataste à espada e com a sua mulher te deitaste! Por causa disto em tua casa, as tuas mulheres se deitarão com outros homens e isto perante os olhos de todo o Israel! Tu fizeste este pecado em oculto, mas tuas mulheres o farão perante os olhos de todos! Também a criança que te nasceu, morrerá! "

Assim aconteceu, que a criança morreu. E alguns dias depois, Absalão, filho do rei, abusou das concubinas de seu pai! Batseba teve outro filho de David, que foi Salomão, que não foi de modo nenhum bastante santo, como foi David. Este fez coisas piores do que David. Depois das mortes do rei David e do rei Salomão, no reinado do filho deste último, que foi Roboão, o reino de Israel ficou dividido em dois reinos: Dez tribos em um reino que era governado por Jeroboão. Chamado este reino Israel e duas tribos, que eram governadas por Roboão, chamado reino de Judá. Por fim alguns séculos depois, o reino de Israel foi deportado, para a Assíria e o Reino de Judá, porá Babilónia.

Mas porque Deus é bom! E mesmo com tantos erros por parte de reis de Israel e de todo o Israel ao longo de séculos e milénios, ninguém diria, que Israel depois de quase dois mil anos, fora da terra que lhe foi dada por Deus, em 1948 voltasse existir como nação! Mas existe, mesmo, porque é eterno O REINO DE ISRAEL !

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 04/03/2022
Reeditado em 04/03/2022
Código do texto: T7465292
Classificação de conteúdo: seguro