Os Horrores da Guerra

Distante de nós, no tempo e no espaço, lá na Grécia, a respeito da guerra, Péricles dizia: "se tendes de escolher entre a paz e a guerra, certamente escolhereis a paz. Mas, se tendes de escolher entre a guerra e os azares do inimigo, certamente escolhereis a guerra." Ninguém vai à guerra simplesmente por querê-la ou desejá-la. Vai para defender a soberania de sua Pátria.

Mais próximo de nós, também no tempo e no espaço, Machado de Assis apontava alguns pontos positivos da guerra. Mas, não de forma genérica e sim em pontos específicos, seguindo a máxima de que "não há um mal que não traga em bem."

Afora o que diziam esses sábios pensantes, trazemos o tema para o presente, que, pela evolução do ser humano, já em pleno século XXI, tudo para nós é inaceitável, quando ceifa a vida de inocentes, que nada têm a ver com os conflitos entre nações poderosas, de governantes prepotentes.

Onde começa agora essa tensão mundial?

- Num país, cujo governante está no poder há 20 anos. Isto não é salutar. Leva à arrogância, à petulância, à prepotência , ao desrespeito à soberania alheia. A alternância de poder é o que conduz a uma saudável Democracia.

Não à toa, a maioria dos países do mundo inteiro rupudia a atitude daquele governante, solidarizando-se com o país atacado, a quem poderá oferecer apoio bélico, se necessário. Por enquanto, apenas acenos de paz, na esperança de um armistício.

É isto que o Brasil também espera.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 24/02/2022
Reeditado em 24/02/2022
Código do texto: T7459343
Classificação de conteúdo: seguro