A ENCOMENDA ( EPÍLOGO)

SINOPSE DAS PARTES 1 E 2

Em uma tardinha de domingo recebi um telefonema aflito de uma amiga, que eu não via há anos. Após recebê-la em minha casa e conversarmos amenidades, soube a causa de sua aflição: no dia seguinte chegaria em sua casa, no Rio de Janeiro, uma encomenda, enviada por um “amor” (estrangeiro, de nome Alexander, 15 anos mais novo que ela, encontrado na internet) e daí a 45 dias o próprio bonitão chegaria ao Brasil para eles “juntarem os panos”. O conteúdo da encomenda era espetacular, tinha desde laptop, IPhone 12LG, anel de ouro, e anel de diamante, até dinheiro para ela comprar uma casa ou apartamento para eles viverem. “Entrei” na história por saber falar inglês e para dizer para o moço que ela estivera apenas se divertindo com ele, mas que não o amava de verdade.

De volta ao Rio de Janeiro, Sylvia aguardou ansiosamente a encomenda, pensando que esta chegaria pelos Correios. Recebeu uma mensagem via WhatsApp de alguém que estaria com a encomenda no Brasil, provavelmente no aeroporto de Guarulhos. Nesse ínterim, começou a receber constantes mensagens de Alexander e começou a temer que ele pensasse que ela havia recebido a encomenda e estaria negando. Por fim, recebeu um áudio de alguém de nome Caroline, dizendo que seria necessário pagar taxas e impostos no valor de R$3.850,00 para receber em casa a encomenda. Disposta a não pagar, Sylvia propôs que Alexander fizesse um depósito para ela neste valor. Eu disse a Sylvia para considerar a hipótese de que Alexander seja um traficante e a encomenda seja cocaína.

*****************************************************************************

Talvez por eu ter plantado caraminholas na cabeça de Sylvia, ou talvez por assistir tanto aos programas do Datena e do Bacci, minha amiga resolveu procurar a Polícia Federal e relatar o caso. O policial atendente a ouviu atentamente, pesquisou nos computadores, telefonou e constatou que, de fato, havia uma encomenda endereçada a ela no aeroporto de Guarulhos, enviada pela JETBLUE COURIER SERVICES. Ela questionou se a encomenda poderia ser droga e o policial a tranquilizou, afirmando ser impossível, já que esse tipo de encomenda é examinada e farejada por cães na alfândega.

Suspirou aliviada e voltou a avaliar se seria conveniente alimentar aquele “amor”. Afinal, Alexander tinha várias coisas a seu favor: era bonito, era 15 anos mais novo que ela, ganhava em euros, morava em uma casa lindinha, tinha dois carros, havia mandado uma encomenda que pesava 21kg, e devia conter um laptop, um IPhone 12LG, um anel de ouro, um anel de diamante e dinheiro suficiente para comprar uma casa ou apartamento para eles viverem. Todas as coisas favoráveis, porém, não a faziam parar de “viajar na maionese”: “E se Alexander estivesse apenas querendo vir para o Brasil para conseguir a cidadania brasileira ( Para quê, Jesus? Não sei!)? E se eles se casassem e ela tivesse de morar na Inglaterra sem saber falar inglês? E se, uma vez na Europa, Alexander deixasse de gostar dela e resolvesse a matar, dissolver com soda e a transformar em sabão? KKKKKK..... Haja “maionese” na cabeça de minha amiga.

De repente, Sylvia parou de nos procurar, mas nós continuamos preocupados com ela. Resolvemos pesquisar na internet se esse tipo de caso poderia ser golpe, descobrimos matérias como essas abaixo e eu enviei diversos links para minha amiga, todos contendo casos similares ao dela.

RECEITA FEDERAL ADVERTE POPULAÇÃO CONTRA O “GOLPE DO AMOR”

Golpe consiste na cobrança por liberação de encomendas. A Receita Federal não exige pagamento em espécie ou depósito em conta corrente. Todos os tributos aduaneiros são recolhidos por meio de DARF. (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/receita-federal-adverte-populacao-contra-o-201cgolpe-do-amor201d)

NIGERIANOS SÃO SUSPEITOS DE APLICAR O GOLPE DO AMOR ON-LINE

Quadrilha de estrangeiros localizada em São Paulo usa a internet para propor relacionamentos e enganar mulheres de Brasília. De acordo com a delegada Ana Carolina Litran, vítimas chegaram a perder R$ 100 mil

( https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/04/4919658-nigerianos-sao-suspeitos-de-aplicar-o-golpe-do-amor-on-line.html )

QUADRILHAS USAM "GOLPE DO AMOR" PARA EXTORQUIR DINHEIRO DE VÍTIMAS...

A Receita Federal faz um alerta para que a população se proteja e evite cair no novo "golpe do amor", que consiste na cobrança de valores em dinheiro em espécie ou conta corrente, para a liberação de encomendas. A extorsão em questão já é conhecida e consiste em exigir valores para que as vítimas tenham acesso a bens e dinheiro em espécie supostamente retidos em aeroportos. O nome foi dado porque a Receita Federal já recebeu relatos de casos em que golpistas fizeram propostas de casamento e anunciaram que mandariam caixas contendo presentes diversos para conseguir enganar as vítimas. (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/28/quadrilhas-usam-golpe-do-amor-para-extorquir-dinheiro-de-vitimas.htm?cmpid=copiaecola)

Recentemente, eu fiz contato com Sylvia e quis saber se ela ainda estava “apaixonada” por Alexander, se ele tinha enviado o dinheiro para retirar a encomenda... Ela riu demais, disse-me que ele não depositou nada, que disse que preferia receber a encomenda, ele mesmo, quando chegar ao Brasil. Então, ela enjoou da história, resolveu bloquear o seu “amor” e encerrar o caso.

Perguntei-lhe se ela não gostaria de ter pagado o valor e ter descoberto o que realmente há na encomenda... Ela respondeu-me o seguinte:

“Eu não, mas se alguém quiser saber, eu posso ajudar. É só pegar uma procuração em meu nome e pagar os R$3.850,00. Não vou querer nenhum dos 21kg, nem mesmo o anel de diamante, que estava enchendo meus olhos!”

Quem se habilita? KKKK......

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 16/02/2022
Código do texto: T7453926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.