O confeiteiro e o Presidente JK

O Confeiteiro e o Presidente Jk

Eu não conheci o senhor Hermes, chamava-o de tio,pois era de meu marido .

Ao longo do tempo fui aos poucos tomando conhecimento de sua personalidade ,das suas habilidades na fotografia e culinária.

Tive a oportunidade de conhecer suas fotos e posso afirmar que além de importante, são belas. Fotógrafo da família ,clicou quase toda a geração dos seus ,sempre com a câmera

no pescoço por onde ia registrava o momento.

Fotografia que eterniza expressões faciais, vestimentas,lugares,sentimentos…

Pois tio Hermes vivia no Rio de Janeiro,onde trabalhava na famosa Confeitaria Colombo,lá se especializou na arte culinária,em especial nos doces e bolos,com requinte e arte.

Sempre me causou interesse a história de tio Hermes,elegante no vestir,atento à família.

Nas suas férias,vinha ao Paraná visitar a família de seu irmão Romeu Lemos,morador de Tijucas do Sul e nessas ocasiões fotografava a família e depois remetia a eles ,sempre com uma referência atrás das fotos,com mensagem,data e despedidas!

E tinha uma bela caligrafia,que se pode confirmar nas fotos abaixo!

Numa ocasião ,em 1957,Hermes serviu o Presidente Juscelino,na sede da Revista O Cruzeiro(conforme foto) num evento que lá se deu,porém não detalhou do que se tratava ..

De qualquer forma,foi um momento marcante ser fotografado junto a JK ,do Slogan"50 anos em 5"( Juscelino Kubitscheck).

Numa outra ocasião,tio Hermes fez um bolo para o Presidente Getúlio Vargas por ocasião de seu aniversário,foto também documentada e enviada à família,mas infelizmente não tenho uma para postar.

Por todo lugar que andava,fazia lindas imagens e gostava também de ser fotografado.

Gastava suas férias em viagens e passeios pelo Rio de Janeiro,visitando os irmãos de sua Congregação, tudo devidamente registrado em fotos e visitando familiares do Paraná e Santa Catarina de onde era natural.

Tudo que sei sobre o tio Hermes me foi contada por seus familiares, reforçados por suas fotografias. Um homem que se revelou um Ser bastante ligado à família,facilmente percebido nas suas dedicatórias atrás das fotos!

Gostaria de tê-lo conhecido,mas mesmo assim pude apreciar seu modo de vida,sua Fé,seu senso de consideração aos de seu convívio!

Hermes Lemos,um homem honrado da família Lemos!

Leda Mara Oliveira

Leda Mara
Enviado por Leda Mara em 15/02/2022
Código do texto: T7453082
Classificação de conteúdo: seguro