Eleições: Aliança ou Conchavo?

Partindo do slogan do Cooperativismo - "ninguém é forte sozinho" - é público e notório que os partidos políticos, atualmente em número de 33 agremiações, precisam fazer suas alianças com vistas a fortalecer aqueles com maior chance de vitória. Diferentemente, os conchavos entre "porco espinhos e capivaras" têm mais o objetivo de enfraquecer o oponente do que fortalecer a si próprio. São acordos espúrios que mancham os legítimos caminhos das eleições livres e democráticas. Já vimos candidatos dos quais se diziam: "esse, pra se eleger, é capaz de pisar no pescoço da própria mãe".

Fazer alianças é mais do que natural, diante da quantidade excessiva de partidos, diferente da época do bipartidarismo, Arena ou MDB, situação ou oposição, sem tantas opções diversas como hoje. Mas, se inventaram o segundo turno, a partir dali só serão duas escolhas. Então, para onde vão os 33 partidos?

É preciso, desde já, saber distinguir o que é aliança e o que é conchavo. O cordeiro de hoje poderá ser o lobo de amanhã.

Não se pode esquecer a fábula de São Francisco que adestrou o lobo para viver entre os homens. E o lobo, depois de certo tempo, pediu a São Francisco: "leva-me de volta para as selvas. Aqui encontrei homens mais ferozes do que animais."

Assim, que saibamos distinguir o que é na política, ALIANÇA ou CONCHAVO.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 06/02/2022
Reeditado em 06/02/2022
Código do texto: T7446075
Classificação de conteúdo: seguro