NUVENS ESCURAS A TEMPOS NUBLADOS

NUVENS ESCURAS A TEMPOS NUBLADOS

Quando as nuvens estão escuras, mesmo que haja sol e ainda seja dia, a luz não consegue ultrapassar as densas nuvens. Para o homem do campo, a expectativa de que virá muita chuva, o que vai favorecer o plantio da boa semente que irá produzir frutos que hão de alimentar a muitos – seu anseio é que venha a chuva. No entanto, para o homem da cidade, ou melhor, da sociedade que a tudo move, que faz funcionar a vida, que dá movimento à construção, ao trabalho, à busca ao conhecimento – que pensa as transformações... Para estes, as nuvens permanecem escuras, quando ainda o trabalho é desenvolvido, mas carente daquilo que ao Estado pertence, logo, da política. Neste aspecto as nuvens escuras permanecendo escuras, nenhum raio de esperança parece brotar, ou melhor, transpor a negra escuridão. Raios a todo momento, estrondos de trovões e a grande capa preta não muda e continua a impedir os raios de esperança, porém continua abrigando os homens maus que já se acostumaram com tantos adjetivos que nada lhes incomoda. Entre o tempo de tremenda escuridão, a grande expectativa dos fortes de que nuvens negras se dispersem, passem de escuras a nublado, vez que é impossível vencer o sol, e raios de luz voltem a brilhar na terra chamada Brasil. Assim, o que planta não deixou de semear a boa semente, que produz alimento para os bons e para os maus – assim é o trabalho do homem de fé, ele sabe que além das nuvens negras, há o brilho que emana do centro de toda a criação e que nuvens alguma consegue impedir. Do mesmo modo, o empresário já castigado pelas políticas do “fique em casa e a economia a gente vê depois”, com todo sofrimento, com dor no coração, quando muitos não tiveram coragem para dispensar seus funcionários, também chefes de família, amargam em ter que pagar as contas, mesmo assim, são resilientes e fortes o bastante para tocar a empresa. A dona de casa que antes descascava a banana e jogava as cascas fora, agora aprendeu a fazer um guisado para não morrer de fome. Contudo, não perdeu a esperança e mesmo quando lágrimas cobrem o seu rosto, não deixa faltar o sorriso, mantendo a esperança de que tudo vai passar. Os alunos desejosos em alcançar o conhecimento necessário na busca de seus sonhos, já não se lembram do rosto do professor, cujas aulas não pode dar, cuja mão não conseguiu segurar. Para tantos outros, o carro foi trocado por uma moto; a moto por uma bicicleta; a bicicleta que foi roubada e que pernas tiveram que substituí-la correndo em busca de alguma coisa que possa ser trazida para casa. Ainda, as entidades acolhedoras pedindo por favor uma ajuda, administram pela fé seus projetos. Por tantas e tantas coisas acontecendo, quando não nublado, até os céus se manifestam zangados, fazendo derramar água de montão, sem dar satisfação a um mundo doente, cheio de loucos que nos governam e a tudo assistem de suas poltronas de veludo – gente má que até o inferno as rejeita. A Bíblia nos ensina que “não é dos mais fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros, como nos diz o Senhor”. Por isso mesmo, basta uma pequena fagulha, que será capaz de incendiar a alma do homem justo e bom; basta que olhe além das nuvens negras ou de tempo nublado, nada lhe tira a esperança, entremeio à lama é capaz de arregaçar as mangas, ajudar seu vizinho aos destroços de tudo que possuía, dar-lhe esperança e força para continuar. Estamos certos de que o tempo parece não ter mudado, nuvens negras ainda encobrem o STF, encobrem o Congresso, encobrem a Câmara, governos dos estados, prefeitos e daqueles que estão se aproveitando para roubar o dinheiro das emergências em socorro aos flagelados – gente do cão. Todavia, o povo brasileiro, na sua grande maioria cristã, tem se mantido de pé e jamais arredará do seu compromisso em resgate de sua terra, sim, “Brasil acima de tudo, Deus acima de tudo”. Porque não? Nuvens negras não nos assustam, tempos nublados dispersam com o vento, porém a fé tudo vence.

22-01-2022