UM PORCO PELA VIDA

UM PORCO PELA VIDA

Quem diria, faz-se uma cirurgia num porco, arranca-lhe o coração, ainda pulsando, para ser implantado num ser humano, desejoso de se manter vivendo. Aconteceu nos Estados Unidos da América, num trabalho médico inédito, chamando a atenção do mundo científico – um porco pela vida. Talvez por não entender os propósitos do Criador para sua criatura, muitos, embora vivendo muitos anos de vida, quando se vendo, ou sentido o corpo debilitado, somado ao medo da morte, fazem valer e de tudo pela vida. Assim, o americano David Bennett, apelou para um transplante de coração nestes dias da primeira semana de 2022. Junto ao seu desejo, seguiu também a ambição por uma nova conquista pelos médicos, estudiosos da medicina moderna, ousaram transplantar um coração de porco no corpo de um humano. Fantástico, para muitos médicos, estupefatos os éticos ficam silentes, pensando: até quando a mera ousadia da medicina se acha eticamente competente para seus experimentos sem levar em conta a ética cristã – por exemplo. Um homem biônico não foi tão assustador, quando se teve notícia. Um homem chipanzé, cujo experimento não deu certo num transplante de coração de um beduíno, não fez desistir dos espetáculos da medicina, enquanto brinca com a vida, num vale de tudo. Um homem porco acaba de nascer, mais ou menos desse modo diríamos. Interessante é que, em algum tempo atrás os defensores da causa animal, fizeram protestos pelo uso dos cavalos para a produção de vacinas – pobres cavalos, envenenados com a finalidade de produzir saúde para os humanos. Penso até que, nesse caso em que os cavalos são submetidos, é menos complicado admitir ou não tal uso, sem tanta indignação. No entanto, me parece muito estranho, não necessariamente o sacrifício de um porco para a retirada de um coração com a finalidade de salvar uma vida, até porque, ainda daria para salvar a carne e ainda fazer um bom torresmo. Nesse caso, come-se a sobra do “pobre” porco. Só que porco é porco, e humano é humano, aqui, talvez resida a ética. Quem sabe até, se as pessoas ao verem o transplantado com coração de porco, considerar: aquele ali é um “homem porco”, e com isso causar constrangimento ao transplantado. Me parece que não há mais limite ético em defesa da luta pela vida, quando se prevalece de práticas alheias ao pensamento sobre a natureza humana, cujo fôlego de vida fora dado de dentro do próprio Criador que deu o sopro da vida ao criar o primeiro humano. Um porco pela vida! Ainda é cedo para dizer se vai dar certo, ou se valeu à pena a tentação de querer controlar a vida, quando sabemos que de algum modo ela tem prazo de vencimento, o que para o cristão, ela é necessária, para que se cumpra o propósito do Criador – a eternidade, é claro, com o peso da justiça para com os que cumprem seus preceitos, e, também para os que deixam de cumprir. Para uns uma eternidade de glória nos céus, e para outros, uma eternidade de sofrimento - inferno. Portanto, pensar corretamente, é pensar segundo os propósitos do Criador – fazer valer a vida temporal enquanto a tem, e após vencido o prazo, reconhecer que cada um receberá o seu prêmio pelo que fez ou deixou de fazer, tudo segundo o Testamento de Deus deixado aos homens. Bem verdade que a vida é um dom de Deus, vivendo-a, vivemos para a glória do Criador. Logo, se a vida merece ser prolongada, não vejo por que não, todavia, que seja dentro dos princípios norteados pela Palavra de Deus – a Bíblia. Diz a Palavra: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (cerca de 45 centímetros) ao curso da sua vida?” – a preocupação não torna a vida de ninguém mais longa, aliás, pode até abreviá-la. (Mt.6.27 – RAE). Quando a morte bater à sua porta, teme a Deus, confie N’ele e deixe que Ele mesmo resolva o seu tempo. Em havendo recurso para que a vida prossiga, que seja para honra e glória do seu Criador. Se fomos coerentes com a vida animal, deixaremos o porco viver, ou faremos dele o nosso alimento. Contudo, me parece que, para a dignidade do ser humano, um porco pela vida é por demais ante ético.

19-01-2022