Além do Horizonte

Ainda criança, morando ao lado direito do rio São Francisco, no sertão da Bahia, onde não havia "nem rádio nem notícias das terras civilizadas", imaginava eu que o mundo terminava na linha do horizonte. Entretanto, mesmo antes de Roberto Carlos dizer que "além do horizonte deve ter um lugar bonito pra se viver em paz", ultrapassei aquela linha, e tive o privilégio de pisar no solo de todos os estados brasileiros. Assim, posso dizer que fui além do horizonte. Do sertão ao mar, hoje moro no litoral de Alagoas, em sua capital Maceió.

Lembrando a frase de um gaúcho que mora no mesmo bairro, ao dizer para os seus conterrâneos: "eu moro onde vocês vêm passear", tenho por dever divulgar as belezas naturais da Terra dos Marechais, com suas belas praias, rios e lagoas, razão do atrativo aos turistas.

Não bastassem essas belezas naturais, eis que agora, o homem, com a sua criatividade, adicionou algo artificial, imitando Itu, com seus monumentos gigantes. Além da cadeira gigante na orla da Ponta Verde e do balanço gigante na orla da Lagoa de Mundaú, no Bairro Santa Amélia, já anunciam outros bairros que vão receber essas atrações turistas, à base do gigantismo.

Assim, que atravessem a linha do horizonte e venham ver "a coisa grande" aqui em Maceió e não apenas em Itu.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/01/2022
Código do texto: T7431935
Classificação de conteúdo: seguro