A ENCRUZILHADA DO TEMOR. INSUFICIÊNCIAS.

"Cultura é equilíbrio intelectual, reflexão crítica, senso de discernimento, aborrecimento frente a qualquer simplificação, a qualquer maniqueísmo, a qualquer parcialidade". Norberto Bobbio, um dos maiores combatentes do fenômeno republicano quando violado, defensor das liberdades, deixa expresso esses princípios em missiva a G.Einaudi, em julho de 1968, quando do “Rissorgimento”, movimento concentrador da dialética política italiana.

Norberto Bobbio, o grande tribuno, pensador garantidor de todas as liberdades individuais sem fronteiras, formador do pensamento filosófico, jurídico político contemporâneo, escritor de mais de duzentas obras relevantes, externadas até nonagenário, morto faz pouco tempo, literatura doutrinária guia de grandes cérebros.

O que diria o grande mestre do cenário em que vivemos?

Equilíbrio intelectual. Quem o tem na contradição vivida pelos nossos tribunais? Quem exerce e movimenta equilibrio intelectual, legisladores, quando da negativa das regras erigidas por eles mesmos que as legislam?

Onde está a reflexão crítica que edifica e faz crescer, vinculada à lei e à prudência, aliadas ao bom senso na gestão do Poder calcado no discernimento hígido?

Ficamos e nos resta o aborrecimento e a irritação causados a todos por tornar simplório o que é sério e não pode ser objeto de desrespeito e deboche, quando somados e visíveis os alicerces das parcialidades notórias, gritantes e danosas.

É o que se desenha pior e maléfico, estruturado o cenário em um maniqueísmo aterrorizante e falso. Basta perceber.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/01/2022
Reeditado em 09/01/2022
Código do texto: T7425075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.