Mãe Irmã da Filha

Na nossa habitual caminhada pela orla de Maceió, hoje fomos acompanhados por uma das filhas, que, a cada ponto turístico, quer dar uma paradinha para tirar fotos com a mãe.

Na enseada da Pajuçara, que também alcança o bairro da Ponta Verde, ali há uma estátua de Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas, Caetés, Memórias do Cárcere, entre outros clássicos da Literatura Brasileira.

Por conta da Pandemia, para evitar aglomeração, ali fizeram um cercadinho com cordas, e um agente de segurança controla a entrada das pessoas.

Achei por bem ficar conversando com ele, enquanto a mulher e a filha tiravam suas fotos. Rapaz jovem, da geração Z, nascida a partir do ano 2000, comentei sobre Graciliano Ramos que ali passou num navio, procedente de Recife, margeando a costa, com destino ao Rio de Janeiro, onde ficaria preso, por conta da pecha de comunista.

O jovem parecia desconhecer o escritor e o político alagoano, que foi um Prefeito austero de Palmeira dos Índios, rigoroso nas normas administrativas.

Continuaria eu por mais tempo, comparando aquela época com atual, ao dizer que a filha de um colega era filiada ao PCdoB, oficialmente comunista, sem nenhuma respresália.

Enquanto isso, minha filha e minha mulher vêm saindo, e esta

diz para o rapaz: "trabalho bom esse seu, contemplando essa beleza de praia e ainda vendo muitos turistas!"

E ele: "e enquanto vocês tiravam fotos eu fiquei ouvindo muita história do pai de vocês."

Ora, mesmo com uma diferença de apenas 6 anos na idade, a mulher ficou toda envaidecida com o engano do rapaz. Como dizem, "ganhou o dia."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 08/01/2022
Reeditado em 08/01/2022
Código do texto: T7424749
Classificação de conteúdo: seguro