AOS AMIGOS TODOS . DIA DA AMIZADE.

Não faça promessa que não possa cumprir.

Essa adarga deve abrir o ano novo rasgando tudo contrário ao princípio. Ficar decepcionado com tudo já basta, mas com nós mesmos agrava esse quadro desolador.

Prometer que seremos MELHORES, mesmo achando não termos faltas; essa a grande meta.

Se uma palavra que escrevo ou que digo levanta o caído, multiplique-se a ação incontáveis vezes; nisso me fortaleço.

Sei que sou ajudado para ajudar, é o sopro que se acerca de mim e ouço em nuvem, e balbucia em minha mente.

Ausência de conhecimento necessário é sofrimento, vazio retirando ascese.

A flecha do destino não erra o alvo no ser e existir. E faz a ferida que cura.

Compreensão correta, pensamento correto, palavra correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção correta, concentração correta.

Ainda assim a paz não se aproxima, serenidade, apagar mentiras sobre si mesmo e tornar leve a alma. Mais leve...

Aceitar o que nos reservou a vida, que é sagrada.

Os que buscam conhecimento difuso estão cientes das balizas históricas. Das grandes gravitações.

“O ser humano está feito para o dom que exprime e realiza sua dimensão de transcendência. Por vezes o homem moderno convence-se, erroneamente, de que é o único autor de si mesmo, da sua vida e da sociedade. Trata-se de uma presunção, resultante do encerramento egoísta em si mesmo..”, fls. 57. Caritas In Veritate, Encíclica do Sumo Pontífice Bento XVI, um dos maiores ou o maior intelectual dos Papas. Disse aqui ano passado nessa data o que repito, a grande dimensão papal.

Ouvir os iluminados que sucedem São Pedro, mesmo os não católicos. Os Papas são humanos, mas com todos os defeitos que possam ter, como tinham os da idade média, estão mais perto de Deus, humanidade que ouve com mais força a Voz do Senhor, a mesma voz da oralidade do Cristo. Não em vão muitos hoje são santificados. Há uma via direta com outros estamentos superiores. É muita concentração e foco espiritual depois da grande convocação; ser Papa.

Está lançada a conhecida estrada do “pecado das origens”, como rotula o intelectual de ponta máxima, Cardeal Ratzinger. Por isso precisamos nos prometer sermos melhores, ainda que nos achem realmente bons.

Olavo Bilac: "Saudade é a presença dos ausentes". Parece que a ausência do que foi presente em bondade e boa vontade cada vez se torna mais ausente.

Vivemos o turbilhão do paradoxo. Os bons princípios não mais são bons.

Algemar a vontade ao que é bom não apaga o tempo, a bondade é memória,saudade que não se extingue.

Os saudosos, bons, passam também a serem saudade.

O amor traduz vontade, doação, pois a vida, é certo, chega pelo ato do amor.

PROSPERIDADE DE SERMOS MELHORES, SEM PRECISARMOS MENTIR.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/12/2021
Reeditado em 14/02/2023
Código do texto: T7416380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.