VOCÊ ACREDITA EM VERDADE?

 

            A verdade absoluta é uma grande mentira e a relativa é uma enganação! Nada é absoluto nesse Universo de meu Deus, tudo é transformação, nada que é hoje não foi sempre assim, e não será como está no futuro, portanto, tudo é mutável, a pedra, a rocha, o vegetal, os micróbios e os homens principalmente. Somos resultado de algo que não compreendemos, talvez, nunca cheguemos à solução desse mistério! Mas a energia que nos move é vital para nossa existência, e a existência é algo incorruptível, que não tem verdade nem mentira, mas pode te enganar se você relativizar-se com as coisas materiais do mundo sensível. A realidade é outra coisa que pode te confundir e deixar-te a mente sonhadora embaralhada, válvula de escape desse mundo fantástico chamado de “meu mundo próprio”, em suas individualidades, peculiaridades, subjetividades que só você consegue mergulhar, mesmo que de vez em quando estas águas pareçam turvas, com dúvida ou cristalinas, sem a certeza da claridade diante dos olhos que juram está diante da verdade!

 

            Talvez a realidade exista a partir de suas crenças, de suas percepções sujeitas às falhas que enganam a mente programada, acreditando no que vê, no que ouve e no que sente ao toque, no gosto e no cheiro que está no ar. Passagens sutis por transmissores químicos que perdem a validade com o tempo ou já saem alterados ou mesmo ausentes da Fábrica por alguns denominada de DNA (Deus Não Acertou)! Não posso me furtar de falar um pouco deste Proprietário, Gerente, Operário incansável que trabalha diuturnamente nesta Fábrica universal. O DNA na verdade não é uma verdade absoluta, nem tão pouco relativa. Falar desse processo é ter uma postura infantil, é imaginar-se poder ser o próprio CEO diante da vida! A meu ver, é querer saltar diante da própria sombra como diz Pessoa, poeticamente. Nesta linha de produção, tudo é feito pensado para não se ter erros, até as imperfeições, estas, consubstanciando-se numa oportunidade de melhoramentos tão necessários a cada um de nós. Então fica a pergunta, qual o valor e fundamentação da verdade nesse Projeto Divino? A própria semelhança com o Criador enquanto criaturas que somos! Somos a própria contrapartida, acreditemos ou não. Entramos e saímos da linha de produção com uma finalidade programada que à bem da verdade desconhecemos e por isso a verdade costuma nos enganar e enganamos a nós mesmos quando temos a plena certeza dela, absolutamente.

 

            O que seria absoluto então nessa vida? Nada! Tudo é efêmero, até a lágrima que representa uma dor ou uma alegria, estando à diferença naquilo que você acredita que pode mudar sua existência, curta, média ou longa para todo o sempre, mesmo sabendo que o mesmo não há de permanecer para sempre. Particularmente acredito que no final somos mandados de volta à Fábrica, para que possamos passar outra vez pela linha de montagem para uma atualização de nosso modelo diante das imperfeições nos antigos modelos de que fomos feitos e assim procurarmos a verdade novamente de nossa essência vital, de obra inacabada, pela busca daquilo que nos dá sentido de existência, absoluta ou relativa, e isto é uma realidade que só você acredita ou deixa de acreditar.

Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 12/12/2021
Código do texto: T7405700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.